Brasil: MST: marcha termina em Brasília, mas debate continua nos estados

Idioma Portugués
País Brasil

"Quando marchamos, vamos acenando à sociedade que este é o caminho, não o do asfalto de Goiânia a Brasília, mas sim o do sonho, da esperança e da certeza de que nós podemos construir uma sociedade melhor"

Marcha Nacional pela Reforma Agrária

A afirmação é de Jaime Amorim, da direção nacional do MST.

Segundo ele, o MST sai vitorioso da Marcha e tinha três grandes objetivos a alcançar: trazer a Reforma Agrária novamente para o debate, fazer a contestação ao modelo econômico e convocar a sociedade a entender a importância da luta como forma de mudança. "Não temos nenhuma dúvida de que a Marcha já cumpriu seus objetivos", disse Amorim.

Mas ele destacou que a luta do MST não pára com o fim da Marcha e continua nos estados. "Trabalhamos com a idéia do ´antes´ da Marcha, que é o processo de organização; o ´durante´, que é o processo pedagógico de marchar e estudar; e o 'pós', que é a massificação da luta pela Reforma Agrária voltado para as nossas bases".

Na avaliação de Amorim, entre os saldos positivos da Marcha é possível citar a maior maturidade do MST e como cada vez mais o Movimento se torna uma referência de luta na sociedade.

Negociações

Ao longo dos 15 dias de caminhada, representantes do MST se reuniram com cerca de 20 ministérios somando mais de 50 audiências. A façanha é inédita para o MST e para a história do Brasil.

Na avaliação do Movimento, os pontos de reivindicações apresentados para cada pasta do governo foram, em geral, bem aceitos e receberam apoio, porém o grande obstáculo comum apresentado pelos ministros foi a falta de verba orçamentária.

É por isso que o MST tem a política econômica como um dos principais alvos de protesto, já que com esse modelo que privilegia os bancos e o pagamento de juros não há como a Reforma Agrária se viabilizar, assim como um projeto popular de desenvolvimento nacional.

Fuente: Informativo del MST

Comentarios