Brasil: Movimentos realizam grande ato contra despejos de mil famílias no Pará

Idioma Portugués
País Brasil

Mais de 1500 trabalhadores das organizações do campo e da cidade na região Sudeste paraense realizam uma grande marcha em Marabá nesta quinta-feira (23), dando continuidade à Jornada de resistência contra despejos forçados.

Uma audiência acontece esta tarde, na Vara Agrária da comarca, onde os movimentos realizam uma vigília exigindo a suspensão dos despejos.

Desde as primeiras horas da terça-feira (21), o MST junto com demais movimentos da região vem realizando ações de bloqueios de rodovias. A jornada acontece devido às ordens de despejos de diversas áreas, onde se encontram 2 acampamentos Sem Terra com cerca de mil famílias.

O juiz da vara agrária da comarca de Marabá, Amarildo Mazutti, postergou a decisão sobre a permanência das famílias e, nesta quinta-feira (23), mais de 1500 trabalhadores rurais de organizações do campo e da cidade marcham por Marabá e realizam uma vigília em frente ao fórum onde ocorre uma audiência.

Além do MST, participam do ato a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), que dá também uma conotação de que a luta pela terra nessa região vai além do enfrentamento ao latifúndio. Existe um segundo "senhor": as grandes mineradoras, que, através da expansão de seus projetos, obrigam a saída de pequenos agricultores da região.

“A Vale há anos vem expulsando os colonos de nossa região, barateando nossas terras e implicando o nosso modo de vida”, denuncia Maria Assunção, moradora do assentamento Palmares, em Parauapebas.

Concentrar terra para crescer o capital e a violência:

Segundo o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, as propriedades rurais com áreas com menos de 10 hectares, são 34,1% do total e ocupam somente 1,5% da área total do Brasil, com média de 4,7 hectares (com base de dados de 2012). Enquanto isso, os imóveis com mais 100.000 hectares (apenas 225 propriedades, menos de 1%) ocupam 13,4% da área total, com média de 361.426,60 hectares. Trata-se de uma das maiores disparidades agrárias do mundo, uma estrutura fundiária pautada no latifúndio.

O Movimento liberou as rodovias na manhã desta quarta-feira e mantém, após a marcha, uma vigília permanente em prol das famílias.

- Editado por Rafael Soriano.

Fonte e foto: MST - Brasil

Temas: Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades, Movimientos campesinos

Comentarios