Brasil: coordenação da Via Campesina decide sair do CONSEA

Idioma Brasil

Aprovação da Lei de Biossegurança: a coordenação da Via Campesina decidiu nesta semana se retirar do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)

Em nota, o representante do Movimento dos Pequenos Agricultures (MPA) no CONSEA, Romário Rossetto, afirmou que a decisão se deu em virtude de acontecimentos recentes. Rossetto mencionou a aprovação da Lei de Biossegurança pelo Congresso Nacional, transformado em um projeto da Monsanto. "O País vai pagar caro por essa decisão e afetará qualquer projeto de segurança e soberania alimentar em nosso país", afirmou.

Além disso, Rossetto se referiu à forma desrespeitosa com que o Governo Lula tem tratado a questão agrária no País, afirmando que a demarcação das terras indígenas, quilombolas e a reforma agrária são tratadas com deboche pelo governo. "Será que o presidente Lula nos enganou ou nós é que nos enganamos com o presidente? É inconcebível e inaceitável o contigencionamento dos recursos para a Reforma Agrária feitos pelo neoliberal Pallocci, que vira as costas ao povo brasileiro e prioriza o famigerado e falido agronegócio em detrimento dos camponeses deste país."

TRANSGÊNICOS

Frei Sérgio critica acordo de fazendeiros com a Monsanto

O deputado estadual Frei Sérgio afirmou nesta quinta no plenário da Assembléia que as entidades representativas dos fazendeiros gaúchos não têm moral para exigir dos governos ajuda para amenizar os prejuízos da seca, já que concordaram em pagar royalties à Monsanto. "Não consigo aceitar que entidades concordem com que os agricultores paguem royalties a uma multinacional que é responsável por grande parte dessa crise", disse.

No dia 28, a Farsul e a Fecoagro comemoraram acordo feito com a Monsanto, para o pagamento de 1% do valor da saca de soja na safra 2004/2005. Para a safra 2005/2006, o valor cobrado será de 2%. Na avaliação de Frei Sérgio, este fato expõe de forma clara o caráter da multinacional, que mesmo com a seca, garantiu duplamente seus ganhos: primeiro na venda do herbicida, e agora cobrando os royalties.

Para o deputado, além de incoerência, é uma irresponsabilidade das entidades patronais, que estão aceitando repassar à Monsanto um valor superior ao que o Governo do Estado vai destinar aos atingidos pela seca no Rio Grande do Sul.

Fonte: Boletim semanal do mandato do deputado estadual Frei Sérgio Görgen (PT) / rb.vog.sr.la@oigres.ierf

Comentarios