Campanha por uma moratória de 10 anos aos OGMs na União Européia

A International Coalition to Protect the Polish Countryside (ICPPC) irá lançar oficialmente uma moratória de dez anos a todos os organismos geneticamente modificados na Europa

O lançamento será feito na quinta-feira (30), durante a conferência “GMO, CAP, Biodiversity European Solidarity”, que será realizada no Parlamento Europeu, em frente a cerca de 40 ‘MEPs’. Abaixo segue a carta divulgada pela Coalizão, justificando a moratória.

Por que a moratória?

No dia 20 de junho, a Assembléia Regional de Zachodnio-Pomorskie, Polônia, votou em unanimidade para se declarar como uma área livre de transgênicos. Essa é a 12ª região (dentre 16) na Polônia a aprovar esse tipo de declaração. Com isso, mais de 80% do país declarou-se como livre de transgênicos, completando mais de 160 regiões livres de transgênicos existentes e 4.000 pequenas áreas em toda a Europa. Essa situação, somada ao fato de que 80% dos consumidores europeus são contra os OGMs, dá um sinal muito forte de que os OGMs não são desejados.

Em adição a isso, os recentes escândalos acerca da tentativa de encobrir estudos, que revelavam sérias implicações à saúde em função do uso do milho geneticamente modificado da Monsanto, MON 863, e a “perda” de 1.000 toneladas do milho transgênico da Syngenta, Bt 10, na Europa, expuseram grandes falhas nos sistemas de controle e autorização dos OGMs na Europa.

Além disso, a proposta de que os cultivos convencionais e orgânicos podem, de alguma maneira, “coexistir” com os cultivos transgênicos na agricultura européia, é completamente impossível de ser alcançada na realidade e permitiria a disseminação e a incontrolável contaminação cruzada.

Se você apóia essa ação, envie uma carta para a ICPPC, via fax: 0048 33 8797114, ou e-mail: lp.cppci@oruib, dizendo: “Eu/Nós, apoiamos uma moratória de 10 anos aos OGMs na União Européia”, incluindo o seu nome/ nome da organização, posicionamento, assinatura e endereço: aqui, 27/06/2005

Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos
Boletim Número 259 - 01 de julho de 2005

Comentarios