Derrubada de veto sobre transgênicos prejudica soja Gaúcha. Greenpeace acusa Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul de servir a interesses de multinacional.

"A derrubada do veto do Governador Olívio Dutra ao projeto pró-transgênicos, ocorrida hoje na Assembléia Legislativa, serve apenas aos interesses das multinacionais de transgênicos, como a Monsanto, Novartis e Agrevo, declarou a entidade ambientalista Greenpeace".

A derrubada do veto do Governador Olívio Dutra ao projeto pró-transgênicos, ocorrida hoje na Assembléia Legislativa, serve apenas aos interesses das multinacionais de transgênicos, como a Monsanto, Novartis e Agrevo, declarou a entidade ambientalista Greenpeace. (1) A derrubada do veto do governo não altera em nada a proibição de plantio de soja transgênica no Estado, uma vez que seu plantio comercial continua proibido, em virtude de sentença judicial. Não há, portanto, nenhuma ameaça imediata ao meio ambiente ou ao consumidor brasileiro, mas a economia gaúcha poderá ser drasticamente afetada.

A polêmica em torno do projeto de lei cujo veto acaba de ser derrubado vai confundir o mercado consumidor internacional quanto à pureza da soja do Rio Grande do Sul. Europeus e japoneses podem preferir comprar soja em outros Estados brasileiros. Recentemente o Carrefour fechou a compra de 180.000 toneladas de soja com o Estado de Goiás. Outros estados produtores, como o Mato Grosso do Sul e o Paraná, poderão ganhar fatias comensuráveis do mercado gaúcho. “Até nos Estados Unidos, sede da Monsanto, os agricultores norte-americanos reduziram o plantio de soja transgênica,

conforme o indicam os últimos dados fornecidos pelo Departamento de Agricultura norte-americano, com medo de não encontrar compradores no mercado europeu e japonês. Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, nossos deputados servem aos interesses da multinacional e seus aliados internos”, diz Marina Paoli, coordenadora da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

Antes e durante a votação, pessoas não identificadas distribuíram um documento apócrifo e calunioso produzindo por um certo Movimento de Solidariedade Ibero-Americano (MSIA) acusando o Greenpeace de estar associado à Shell, à Anistia Internacional, ao Unabomber e ao Príncipe Philip da Inglaterra em uma conspiração internacional contra os interesses nacionais. Faltaram apenas o coelhinho da Páscoa e o Papai Noel na lista. A leitura deste documento dá a exata medida do tipo de interesses que estão por trás da questão dos transgênicos. Esperamos que os deputados que votaram a favor da derrubada do veto reflitam sobre o desserviço que prestaram à sociedade gaúcha, cujos interesses foram eleitos para defender.

(1)Os seguintes deputados foram responsáveis pela derrubada do veto:
PSDB Adilson Troca e Jorge Gobbi
PDT - João Luís Vargas, Kalil Sehbe
PMDB Berfran Rosado, César Busatto, Elmar Schneider, João Osório,
Mário Bernd, Paulo Odoni
PTB Abílio dos Santos, Aloísio Klassmann, Edemar Vargas, Iradir Pietrosk, Luís Augusto Lara, Manoel Maria, Osmar Severo, Eliseu Santos
PFL Germano Bonoh, Onyx Lorenzoni PPB Adolfo Brito, Érico
Ribeiro, Francisco Áppio, Frederico Antunes. João Fischer, José Farreti,
Marco Peixoto, Valdir Andrés, Vilson Covatti.

Greenpeace Nota à imprensa, 12/04/2000.

Mais Informações:

Délcio Rodrigues, Diretor de Campanhas do Greenpeace (11-9241-5623)
Mariana Paoli, Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace, (11-3066-1184)
Renato Guimarães, Diretor de Comunicação do Greenpeace (11) 3066-1178)

Fuente: Boletín 17 por un Brasil Libre de Transgénicos

Comentarios