Equador pede auditoria sobre licença ambiental dada à Petrobras

Por AFP
Idioma Portugués
País Ecuador

O governo do Equador solicitou nesta quinta-feira à Controladoria-Geral do Estado uma auditoria sobre a licença ambiental concedida à Petrobras, que opera na selva da Amazônia equatoriana

QUITO, 2 jun (AFP) - A ministra do Ambiente, Ana Albán, disse que a Controladoria deverá se pronunciar sobre a licença concedida por este mesmo órgão durante o governo do derrubado presidente Lucio Gutiérrez (de janeiro de 2003 a abril de 2005) em favor da Petrobras para a exploração de petróleo no bloco 31.

Esse bloco está situado no parque nacional Yasuní, na província amazônica de Orellana, leste e fronteira com o Peru, onde comunidades indígenas denunciaram danos ambientais.

Albán também solicitou à Controladoria uma investigação sobre o uso de recursos por parte da empresa brasileira para a execução de um programa de acompanhamento e monitoração social e ambiental.

Por outro lado, a ministra pediu à Promotoria que indague se existiram infrações penais na entrega da licença ambiental à Petrobras.

O petróleo é uma das maiores fontes de financiamento do orçamento do Equador, gerando o recorde de 3,9 bilhões de dólares em 2004.

Sua produção passou de 320.000 barris por dia (b/d) em 1992 a 526.000 b/d em 2004. No primeiro trimestre de 2005, a produção chegou a 532.333 b/d, dos quais 68% foram destinados à exportação (1,087 bilhão de dólares).

Fuente: AFP

Comentarios