Estudo revela que componente na soja dificulta gravidez

Por AFP
Idioma Portugués

Estudo feito pela King's College de Londres, divulgado nesta quarta-feira, revela que um componente presente na soja, a genisteína, pode dificultar a gravidez

Por este motivo, as mulheres que pretendem engravidar devem evitar consumir produtos ricos em soja. A pesquisa destacou que este componente químico, encontrado em todos os produtos a base de soja e seus derivados, como o leite de soja, pode "esgotar" os espermatozóides antes que eles tenham a chance de penetrar o óvulo.

As mulheres que desejam engravidar devem evitar ingerir produtos ricos em soja durante os dias de ovulação, alertou Lyyn Fraser, especialista em biologia reprodutiva da King's College. A autora do estudo pesquisou em laboratório o efeito da genisteína nos espermatozóides humanos e concluiu que seu impacto é "dramático" e que é mais poderoso em humanos do que em ratos.

O estudo demonstrou que quando o espermatozóide afetado pela genisteína chega ao óvulo, as chances de fecundação são muito reduzidas."Com base neste estudo, seria conveniente que as mulheres que consomem muita soja limitassem" a ingestão deste alimento rico em genisteína "durante o período da ovulação", advertiu Fraser. Segundo ela, até mesmo doses muito pequenas deste componente no organismo feminino afetaria a viagem dos espermatozóides até o óvulo. "O resultado da pesquisa é dramático e muito surpreendente", destacou a especialista.

A pesquisa não determinou, no entanto, em que quantidade a soja afeta a fertilidade.

"Acho que, por exemplo, meio litro de leite de soja é uma medida razoável", afirmou a especialista da King's College, que demonstrou, em um estudo anterior, baseado em experiências com ratos, que alguns produtos químicos que contêm estrogênio podem afetar o funcionamento dos espermatozóides.

A genisteína também é encontrada em alimentos pré-cozidos, como pizzas, e vegetarianos produzidos com leite de soja, assinalou o estudo. Ainda segundo o estudo, vegetais como as ervilhas e os feijões também contêm genisteína, embora não se tenha determinado se sua presença nestes alimentos seja suficientemente significativa para afetar a fertilidade. (Da AFP).

Fuente: Diário do Grande ABC

Comentarios