Europa: nova moratória aos cultivos geneticamente modificados

O Conselheiro para o Meio Ambiente da União Européia bloqueou todos os novos pedidos de autorização para cultivo de organismos geneticamente modificados na Europa

De acordo com as notícias dos jornais, Stavros Dimas ordenou que todos os pedidos fossem bloqueados até que as questões sobre coexistência e contaminação de sementes sejam encaminhadas às instâncias européias. A nova moratória tende a ser um grande obstáculo para as indústrias de biotecnologia; elas esperavam ver este ano a primeira aprovação para o cultivo de organismos geneticamente modificados durante sete anos.

A moratória pode durar muito tempo. O representante para Agricultura, Mariann Fischer Boel, ainda não deixou claro seu comprometimento em "trazer" para a UE leis sobre coexistência, e a questão da contaminação de sementes permanece sendo um dilema para a Comissão, sem solução a vista. Nenhuma dessas questões parece que será resolvida este ano. Contudo, enquanto as soluções para esses problemas são a chave para a proteção dos cultivos convencionais e para a escolha do consumidor, uma outra área de debate está surgindo: como avaliar o impacto da aprovação do plantio de organismos geneticamente modificados sobre a biodiversidade na Europa. ( www.gmwatch.org , 13/07/2005).


Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos
Número 261 - 15 de julho de 2005
E-mail: rb.gro.atpsa@socinegsnartedervil

Comentarios