Fome global: ações para minimizar o impacto

Idioma Portugués

Atualmente, cerca de 80% das terras agrícolas do planeta são destinadas à produção de grãos para ração de animais do setor pecuário. Pesquisas mostram que, se apenas metade dessa fosse usada para cultivos destinados ao consumo humano, um bilhão de pessoas a mais poderiam ser alimentadas.

invasão da Ucrânia pela Rússia está deteriorando rapidamente o fornecimento global de energia e alimentos. Além do papel da Rússia como grande exportadora de gás natural e petróleo, Rússia e Ucrânia são responsáveis por cerca de um quarto das exportações globais de trigo, um quinto do milho e cevada, e quase dois terços de óleo de girassol. Juntamente com a Bielorrússia, produzem mais de um terço do  potássio e cerca de 15% do fósforo e nitrogênio – usados para fertilizar boa parte dos cultivos mundiais. Os preços da energia e  dos alimentos estão subindo e espera-se uma  severa escassez de alimentos ainda em 2022. Estima-se que, até o final de 2022, milhões de pessoas estejam passando fome.

alerta de uma crise alimentar global não deve ser ignorado. Há formas eficazes de otimizar o uso de alimentos e insumos agrícolas, tanto a nível individual, quanto para comunidades, instituições e governos. Reduzir o  desperdício de alimentos – estimado em cerca de 15% a 20% da quantidade global total de alimentos em âmbito doméstico – está entre estas ações. Assim como potencializar a produção de alimentos em pequenas áreas, como quintais de residências, terrenos ociosos e  hortas urbanas coletivas.

Evitar fontes de alimentos de baixa eficiência energética é uma estratégia eficaz para a  segurança alimentar, pois hoje a maior parte das terras agrícolas do planeta (80%) é usada na  produção de soja e milho destinados à ração animal, sendo que as carnes e os laticínios fornecem apenas 18% das calorias e 37% das proteínas consumidas globalmente. Como “intermediário” na cadeia de  produção de alimentos, o animal de fazenda usa a maior parte da ração que consome para sua própria sobrevivência (processos metabólicos, termo regulação, locomoção, etc). Não importa quão eficientemente a ração seja convertida em carne e leite, visto que energia e nutrientes são inevitavelmente desperdiçados. Para colocar esses números em perspectiva, se apenas metade da área de plantio de grãos destinados a virar ração animal fosse usada para cultivos destinados ao consumo humano, um bilhão de pessoas a mais poderiam ser alimentadas.  Alimentos de origem animal têm o agravante do excessivo gasto energético, pois exigem refrigeração contínua desde a produção até as fases de armazenamento e transporte.

Iniciativas e políticas públicas que ensinem e incentivem as pessoas a fazerem uso adequado de fontes alimentares que sejam eficientes em recursos e energia podem ser um grande trunfo em tempos de dificuldades. Alimentos vegetais ricos em proteínas, como feijão, soja, lentilha e grão-de-bico estão nesta categoria. Eles podem inclusive ser armazenados em segurança com requisitos logísticos mínimos (incluindo a ausência de eletricidade), fornecendo  nutrição adequada a um grande número de pessoas por longos períodos de tempo.

Se as previsões estiverem corretas, a fome global pode estar à nossa porta. Mas pode ser aliviada se usarmos nossos recursos ambientais com mais sabedoria. Em um mundo onde muitos são  vulneráveis à fome, mesmo pequenas mudanças podem ter um impacto profundo.

Ações

Iniciativas individuais:

1. Quem puder aumentar a  produção de alimentos, desde áreas rurais de lazer até quintais residenciais ou loteamentos urbanos, deve fazê-lo.
2. Faça uso adequado de recursos e fontes de alimentos energeticamente eficientes: use mais ingredientes  vegetais ricos em proteínas, como feijão, soja, lentilha e grão-de-bico – e alimentos à base de plantas em geral.

Iniciativas governamentais:

1. Apoiar e adotar programas que visem reduzir a dependência de alimentos de origem animal, como a  Segunda Sem Carne em escolas, instituições públicas, locais governamentais, eventos etc.
2. Apoiar e subsidiar programas de estímulo à produção de hortaliças e leguminosas de  pequenos produtores e cooperativas.

Referências

Reducing food’s environmental impacts through producers and consumers. Disponível  aqui.

The Environmental Food Crisis: The Environment’s Role in Averting Future Food Crises. Disponível  aqui.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Temas: Agronegocio, Sistema alimentario mundial

Comentarios