“O Mundo Segundo a Monsanto” chega ao Brasil

Chega amanhã ao Brasil a francesa Marie-Monique Robin, autora do livro e do filme intitulados “O Mundo Segundo a Monsanto”. O livro é um best seller na França (vendeu mais de 80 mil exemplares), já teve direitos de publicação vendidos para 10 idiomas e será lançado em dezenas de países.

No Brasil, está sendo lançado pela Radical Livros e recebeu apresentação de Marina Silva, senadora e ex-ministra do Meio Ambiente. O filme traduzido para o português estará em breve disponível em DVD.

O livro e o filme, lançados na França no primeiro semestre deste ano, são resultado de três anos de investigação da jornalista, que já recebeu prêmios por reportagens sobre roubo de órgãos e sobre as relações entre o serviço secreto francês e os governos militares da Argentina e do Chile.

Entre as revelações bombásticas apresentadas por Robin está, por exemplo, o fato de a empresa possuir documentos que comprovavam os riscos de alguns de seus produtos. A diretora conta que a Monsanto sabia dos efeitos nocivos do PCB, um óleo químico utilizado em transformadores elétricos, que foi produzido entre 1929 e 1971, numa fábrica na cidade de Anniston, nos Estados Unidos. Segundo o filme, documentos internos da própria empresa, alguns de 1937, afirmam com todas as letras que a fabricação do PCB provocava poluição na região. Mas, no mesmo documento, vinha um aviso: “Nós não podemos perder um dólar com os negócios”. A poluição na cidade foi responsável, segundo o documentário, por pelo menos 450 casos de crianças com uma doença cerebral, além de dezenas de mortes por contaminação. Em 2001, a Monsanto foi condenada a pagar US$700 milhões para compensar as vítimas, limpar a área e construir um hospital, numa ação movida pelos 20 mil moradores de Anniston. “A indenização que eles pagam é uma fração muito pequena perto do lucro que eles vão ter no futuro”, afirma, no filme, Ken Cook, presidente da organização Environmental Working Group.

Outro exemplo da recorrente má conduta da empresa é a sua condenação, por duas vezes, por conta de propaganda enganosa do herbicida Roundup, criado há 30 anos e, hoje, o mais vendido no mundo: a embalagem do produto trazia um aviso de que ele era biodegradável, o que se mostrou infundado em testes, culminando em processos judiciais. A Monsanto, então, mostra o documentário, retirou o termo "biodegradável" do Roundup.

O documentário mostra ainda as ligações de lobby perpetuadas pela Monsanto com os governos americanos de George Bush e Bill Clinton, e com o governo britânico de Tony Blair. Ex-secretário de agricultura de Clinton, Dan Glickman dá um depoimento dizendo que foi pressionado em questões sobre a política para transgênicos por gente do próprio governo, depois que ele sugeriu mais rigor nos testes realizados pelas empresas.

Para saber mais sobre estes e outros escândalos, vale a pena conferir a publicação pessoalmente. O livro será lançado na próxima semana em São Paulo, Piracicaba, Brasília e Rio de Janeiro, com sessão gratuita do documentário seguida de debate com a autora. Não perca!

Programação http://www.aspta.org.br/por-um-brasil-livre-de-transgenicos/o-mundo-segundo-a-monsanto de lançamentos:

SÃO PAULO - 08/12
18h00 - 21h30
USP, Anfiteatro do Departamento de Geografia (Prédio da História/Geografia)

PIRACICABA (SP) - 09/12
13h00 - 18h00
Escola Superior de Agronomia Luis de Queiroz, ESALQ, Anfiteatro da Fisiologia

BRASÍLIA - 10/12
13h30 - 17h30
Seminário: atividade da Frente da Reforma Agrária
Congresso Nacional, Auditório Freitas Nobre, Subsolo do Anexo IV da Câmara dos Deputados

10/12/2008
18h00 - 21h00
Universidade Nacional de Brasília (UnB), Auditório Joaquim Nabuco, Faculdade de Direito.

RIO DE JANEIRO - 11/12
18h00 - 21h00
Mediateca da Maison de France
Av. Presidente Antonio Carlos, 58 - 11° andar

Dados da publicação:
Título: O mundo segundo a Monsanto - Da dioxina aos transgênicos, uma multinacional que quer o seu bem
Autora: Marie-Monique Robin
Editora: Radical Livros
Número de páginas: 372
Preço de capa: R$ 54,00

Com informações de:
O Globo (Caderno Razão Social), 01/12/2008.

**********************************************************
Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos
Boletim Número 422 - 05 de dezembro de 2008

Este Boletim é produzido pela AS-PTA Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa e é de livre reprodução e circulação, desde que citada a AS-PTA como fonte.

Para acessar os números anteriores do Boletim, clique em: http://www.aspta.org.br.

Comentarios