Outro milho transgênico não aprovado contamina cadeia alimentar americana

Pequenas quantidades de uma variedade transgênica de milho produzida pela Dow Agrosciences conhecida como “Evento 32”, ainda não aprovada pelas autoridades americanas, foram encontrados em três de suas variedades transgênicas comerciais de milho que foram vendidas aos agricultores nos últimos dois anos.

A Dow informa que a contaminação foi originada em um pequeno canteiro de pesquisa da empresa.

Tanto a Dow como as agências regulatórias americanas dizem que a contaminação não implica em preocupações sobre segurança para os consumidores, os animais ou o meio ambiente, uma vez que o milho “Evento 32” é idêntico a outro milho transgênico chamado “Evento 22”, que foi considerado seguro pelas autoridades americanas e é vendido comercialmente no país. Além disso, dizem, o milho não autorizado está presente em níveis muito baixos. Ainda assim, foi iniciado um recall das sementes de milho contaminadas com o “Evento 32”.

Fonte: Third World Network Biosafety Information Service, 28/02/2008. aqui

N.E.: A cada dia surgem novos exemplos de que a contaminação das plantas não transgênicas pelas transgênicas é inevitável e incontrolável. Ainda assim a CTNBio, assim como as agências regulatórias de grande parte dos países, insiste em fingir “garantir” a segurança destas plantas. É extremamente preocupante a contaminação que se anuncia para o milho brasileiro com a recente aprovação das variedades transgênicas, capaz de resultar na perda de milhares de variedades locais desenvolvidas e conservadas pelos agricultores familiares e fundamentais à sustentabilidade de seus sistemas agrícolas.

***

Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos
Boletim Número 382 - 28 de fevereiro de 2008
AS-PTA: Tel.: (21) 2253-8317 / E-mail: rb.gro.atpsa@socinegsnartedervil

Comentarios