Plantio de transgênico desacelera no mundo, mas cresce 88% no Brasil

Idioma Portugués
País Brasil

A empresa estadunidense Monsanto agradece emocionada... enfim voltou a ter lucros, devido a expansão das vendas de seu veneno, herbicida Roundp, que a semente transgenica de soja produz somente com sua aplicaçao... Já a biodiversidade, a policultura, a produçao de alimentos sadios, bem isso é assunto de maluco.. nao de gente séria que precisa ganhar dinheiro

O ritmo de avanço global das lavouras transgênicas arrefeceu em seu décimo ano de plantio comercial. Estudo do International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA), baseado em Nova York, nos Estados Unidos, aponta que a área global cresceu 11% em 2005, atingindo 90 milhões de hectares. Em 2004, a expansão foi de 20% e, em 2003, de 15%.

Clive James, presidente do ISAAA, observou que a maior expansão se deu no Brasil, que elevou a área plantada com soja transgênica em 88%, passando de 4,4 milhões de hectares em 2004 para 9,4 milhões no fim de 2005. Com esse resultado, o Brasil pulou da quarta posição no ranking de maiores produtores para a segunda colocação, perdendo apenas para os EUA, que plantaram 49,8 milhões de hectares (55% da área global). "A perspectiva é que a área global continue crescendo mais de dois dígitos por ano nesta segunda década de lavouras transgênicas", afirmou James.

Em 2005, segundo o ISAAA, o plantio de transgênicos ocorreu em 21 países, ante 17 no ano anterior. Em valor, o mercado de sementes e insumos movimentou em torno de US$ 5,25 bilhões, sendo que a soja respondeu por US$ 2,42 bilhões. Segundo James, as lavouras transgênicas já correspondem a 3% da área total cultivada no mundo. No caso da soja, 60% do plantio mundial é feito com grãos transgênicos. Esse índice chega a 28% no algodão, a 14% no milho e a 18% na canola.

Ivo Carraro, diretor da Coodetec e presidente da Braspov (reúne indústrias sementeiras), observou que, embora não haja dados estatísticos sobre o plantio de algodão e milho transgênico no Brasil, o cultivo já acontece, principalmente no Mato Grosso e Bahia (caso do algodão) e Rio Grande do Sul (milho). A expectativa, segundo ele, é que ainda haja grande expansão no cultivo de transgênicos no país nos próximos anos, principalmente após a liberação comercial do algodão geneticamente modificado.

Além do Brasil, o ISAAA destacou o plantio de 17 milhões de hectares na Argentina (6% mais que em 2004), 5,8 milhões no Canadá (aumento de 7%), 1,8 milhão no Paraguai (aumento de 50%) e 1,3 milhão na Índia (expansão de 160%. O ISAAA destacou o avanço do plantio de arroz transgênico, plantado comercialmente pela primeira vez no Irã e que alcançou 4 mil hectares. James acredita que a introdução de arroz transgênico tem maior potencial de expansão no mundo até 2015.

Fonte: Valor Econômico, Sao paulo, 12-1-06
____________________________________

Comentários do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

1. A empresa estadunidense Monsanto agradece emocionada... enfim voltou a ter lucros, devido a expansão das vendas de seu veneno, herbicida Roundp, que a semente transgenica de soja produz somente com sua aplicaçao... Já a biodiversidade, a policultura, a produçao de alimentos sadios, bem isso é assunto de maluco.. nao de gente séria que precisa ganhar dinheiro.

2. Há aproximadamente em todo planeta, ao redor de um bilhão de hectares dedicados a agricultura para alimentar a humanidade, em mais de 160 paises. Os grandes fazendeiros e seu agronegocio ja implantaram sementes transgenicas em 90 milhões de hectareas en 17 países. Mas a imprensa noticia, como se fosse toda agricultura mundial.. já caminha para os transgenicos.

Página Web: http://www.mst.org.br/ / E-mail: rb.gro.tsm@laregs

Comentarios