Roundup é letal para anfíbios

O herbicida Roundup, amplamente utilizado para erradicar ervas daninhas, vem erradicando muito mais que isso, conforme mostra o estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Pittsburg

Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos
Número 250- 15 de abril de 2005

O professor assistente de biologia da universidade, Rick Relyea descobriu que o Roundup, o segundo herbicida mais consumido nos Estados Unidos, é “extremamente letal” para anfíbios. Essa pesquisa de campo é um dos mais extensivos estudos sobre os efeitos do pesticida em organismos não alvo em ambiente natural, e os resultados podem fornecer dados relevantes sobre o declínio da população de anfíbios.

Em um documento intitulado “O Impacto dos Inseticidas e Herbicidas na Biodiversidade e Produtividade de Comunidades Aquáticas”, publicado no Jornal de Aplicações Ecológicas, Relyea examinou como uma comunidade inteira de um lago – 25 espécies, incluindo crustáceos, insetos, caramujos, e girinos – reagiu à adição de dois tipos de inseticidas e de dois herbicidas, sendo um deles o Roundup (glifosato), em doses recomendadas pelos fabricantes.

Relyea observou que o Roundup causou um declínio de 70% da biodiversidade de anfíbios e um declínio de 86% da biomassa total de girinos. Duas espécies de girinos forma completamente dizimadas e outras duas quase o foram também. Uma espécie não foi afetada.

“O mais assustador desses dados é que o Roundup, designado para matar ervas daninhas, foi extremamente letal aos anfíbios”, disse Relyea. “Nós adicionamos o Roundup, e no dia seguinte os tanques estavam repletos de girinos mortos”.

Relyea inicialmente conduziu o experimento para ver se o Roundup provocaria indiretamente algum efeito nos sapos através da morte dos recursos utilizados por estes, no caso, as algas. Contudo, ele descobriu que o Roundup embora seja um herbicida, aumenta a quantidade de algas no lago devido à morte dos girinos.

“É como matar todas as vacas de um pasto e ver que este passa a ter mais grama, não por que você tornou o crescimento da grama melhor, mas por ter matado qualquer animal que come a grama”, disse ele.

Pesquisas anteriores descobriram que o ingrediente letal do Roundup não era o herbicida em si, o glifosato, mas sim o surfactante (detergente), que permitia ao herbicida penetrar nas superfícies revestidas de cera da planta. (...) (Publicado por Eureka Alert!).

Comentarios