Transgênicos: "Nem Jesus Cristo", por Frei Sérgio Antônio Görgen

"Nem Jesus Cristo impedirá a plantação de transgênicos" - tem afirmado na imprensa e em palestras o Presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto

Esta afirmação enseja alguns comentários. O Sr. Sperotto encontrou uma maneira esperta de fazer propaganda pública do plantio de transgênicos sem demonstrar que está afrontando a lei.

O Sr. Sperotto reflete a cultura de sua classe (os latifundiários) que costumam mandar em tudo e em todos. Agora desafia Jesus Cristo para que se submeta a suas ordens.

O Sr. Sperotto manda um recado claro e um desafio às autoridades federais: vocês não vão deter o plantio de transgênico. O recado do Sr. Sperotto é para o governo mudar a lei pois se não mudar ele e seus liderados não obedecerão pois nem Jesus Cristo os deterá.. Já desafiaram o poder Judiciário, o poder de governos estaduais, encantonaram o governo Lula com o fato consumado do plantio da soja contrabandeada e agora desafiam Deus. Esta aliança do latifúndio com a Monsanto parece que foi longe mesmo... O Governo Lula, O Congresso Nacional e o Poder Judiciário submeter-se-ão à bravata do Sr. Sperotto, convertido em sacerdote da Monsanto?

Cabe finalmente um rápido comentário teológico. Jesus Cristo propõe a Salvação, o Projeto de Vida em abundância para todos e o respeito à Integridade da Criação. Não impõe. Deus criou-nos livres, inclusive para negar seu projeto. Creia, Sr. Sperotto, pela vontade de Deus não existiriam guerras, nem violências, nem opressão, nem miséria, nem injustiças sociais, nem concentração de terra e de renda. Ele optou por agir através dos que optam por seguir Sua Santa Vontade e não intervir diretamente na história humana, justamente para respeitar a liberdade com que nos criou. Propõe que O amemos e façamos Sua vontade por ato de livre vontade nossa. Mas quero lembrar a parábola do trigo e do joio, narrada justamente por Jesus Cristo. Os discípulos tinham pressa e Jesus pediu paciência pois chegaria a hora em que a má semente seria separada da boa. Quando chegar a hora o joio será separado do trigo. Quem de fato crê em Jesus continuará lutando e verá chegar a hora.

Não é a primeira nem será a última vez que os poderosos desafiam o poder de Deus. Também não será a primeira vez que o Senhor do Mundo confundirá os planos dos poderosos.

Frei Sérgio Antônio Görgen ofm
Frade Franciscano

PS. O governo Lula assinou uma lei dia 13 de junho, que poribe o plantio de transgenicos. Por tanto, quem estimular o seu lantio comete indução ao crime. Não se tem noticia que a RBS tenha pedido o enquadramento do senhor Speroto, por incitação ao Crime.

Comentarios