bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5672 Resultado(s)
Autor Marco Weissheimer Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 2 marzo 2018 11:12
Brasil - “Projetos de mineração provocarão colapso social e ambiental na metade sul do RS”: Márcio Zonta, Movimento pela Soberania Popular na Mineração

Os projetos de mineração de chumbo, zinco, cobre, titânio e outros minerais em uma área que vai da bacia do rio Camaquã até São José do Norte, caso sejam implantados, provocarão um colapso social e ambiental na região, afetando comunidades tradicionais de pescadores artesanais e agricultores familiares.

Autor Claudeilton Luiz Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 marzo 2018 14:06
Brasil - Pagar para plantar: O agronegócio atua com o governo pelo fim da agricultura familiar e camponesa

PL, 827/2015, Em tramitação no Congresso Nacional aumentará monopólio das empresas e coloca em risco a Soberania Alimentar e Genética do Campesinato.

Autor Catarina de Angola Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 marzo 2018 12:30
Democracia e agroecologia unindo campo e cidade

Começou nesta terça-feira (27), no Recife (PE), o Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERÊ NE) que reúne pessoas, organizações e movimentos da região em torno do lema: “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade”. O ERÊ é um dos cinco encontros preparatórios para o IV Encontro Nacional de Agroecologia, a ser realizado em maio, em Belo Horizonte (MG), com realização da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Autor Elton Alisson Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 marzo 2018 11:45
Desmatamento na Amazônia pode atingir limite irreversível, com mudanças para vegetação rala e esparsa e baixa biodiversidade

Com mudanças climáticas e uso indiscriminado do fogo, se o nível de desflorestamento atingir entre 20% e 25% o ciclo hidrológico do bioma pode ser severamente degradado, alertam cientistas.

Autor Movimientos y organizaciones de Brasil Idioma Español Pais Brasil Publicado 28 febrero 2018 13:30
Brasil: No Cerrado Piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

Autor Articulação Nacional de Agroecologia-ANA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 28 febrero 2018 13:28
Brasil: Convocatória do Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA)

Nós o convidamos para IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) ocorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2018, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, estado onde há uma rica história de participação e mobilização das organizações da sociedade civil na promoção das experiências agroecológicas.

Autor FAMA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 28 febrero 2018 13:07
Manifesto de chamamento ao Fórum Alternativo Mundial da Água FAMA 2018

"Este Fórum pretende unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água. tentando transformar este direito em um recurso inalcançável para muitas populações, que, com isso, sofrem exclusão social, pobreza e se vêm envolvidas em conflitos e guerras de todo o tipo."

Autor Luiz Ribeiro Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 27 febrero 2018 12:41
Brasil: Estudo liga monocultura de eucalipto à falta d'água no semiárido em Minas

Tese indica que o eucalipto agrava o déficit hídrico no semiárido e ambientalistas defendem proibição de novos plantios. Produtores negam danos e rechaçam proposta.

Autor Ecycle Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 27 febrero 2018 11:30
Brasil: Projeto de lei proibe o livre plantio, armazenamento e distribuição de sementes

O projeto de lei (PL) 827/2015, de autoria do deputado Dilceu Sperafico (PP-PA), conhecido como Projeto de Lei de Proteção aos Cultivares, quer restringir o livre o plantio, armazenamento e distribuição de sementes de cultivares.

Autor InterABio Idioma Portugués Pais Brasil, Uruguay Publicado 27 febrero 2018 10:02
Projeto raças de milho das terras baixas da América do Sul de InterABio

"o Projeto Raças de Milho das Terras Baixas da América do Sul, propõe identificar, atualizar e reclassificar raças de milho conservadas in situ-on farm no Brasil e Uruguai, a partir da caracterização fenotípica e citogenética de variedades locais coletadas em diferentes regiões de ambos os países".

Autor Grupo ETC Idioma Español Pais Brasil Publicado 26 febrero 2018 13:41
Brasil: Movimientos populares rechazan los “impulsores genéticos”

Cambios en la normativa de bioseguridad legalizan manipulación transgénica de plantas y animales silvestres. Los movimientos rurales más grandes de Brasil, que representan alrededor de dos millones de campesinos, protestan contra una nueva regulación que permitiría la liberación de organismos con “impulsores genéticos” –una controvertida técnica de extinción genética– en los ecosistemas y campos de cultivo de ese país.

Autor Organizaciones brasileras Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 26 febrero 2018 11:18
Brasil - CTNBio: Novos transgênicos contra o campesinato, a soberania alimentar e a natureza

No dia 22 de janeiro de 2018 entrou em vigor uma resolução normativa da CNTBio (Resolução Normativa 16/2018) que decide como considerar uma série de novas biotecnologias que usam engenharia genética, porém com formas diferentes dos transgênicos que já conhecemos (como milho e soja resistentes a agrotóxicos ). Estas novas estratégias para manipular geneticamente plantas e animais podem ou não inserir novo material genético nas sementes ou em seus descendentes.

Autor Isabel Harari Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 22 febrero 2018 12:10
Brasil: Ribeirinhos atingidos por Belo Monte exigem retomar seu território

O Conselho Ribeirinho do Xingu apresentou ao governo e à Norte Energia, em Brasília, sua proposta de retorno para as margens do rio, de onde foram expulsos pela construção da hidrelétrica. Eles reivindicam a criação do território ribeirinho, no Pará.

Autor Amyra El Khalili Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 22 febrero 2018 11:33
O que são Commodities Ambientais?

As commodities ambientais são mercadorias originárias de recursos naturais, produzidas em condições sustentáveis, e constituem os insumos vitais para a indústria e a agricultura. Estes recursos naturais se dividem em sete matrizes: 1. água; 2. energia, 3. biodiversidade; 4. floresta (madeira); 5. minério; 6. reciclagem; 7. redução de emissões poluentes (no solo, na água e no ar). As commodities ambientais obedecem a critérios de extração, produtividade, padronização, classificação, comercialização e investimentos e dá um tratamento diferente aos produtos que no jargão do mercado financeiro são chamados de commodities (mercadorias padronizadas para compra e venda).

Autor Marco Weissheimer Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 21 febrero 2018 14:04
Brasil - O outro lado da terra do carvão: assentamentos do MST, agroecologia e vidas recuperadas

"Nem tudo é carvão em Candiota e região. Do outro lado da BR 293, na mesma área onde está sendo construída a Pampa Sul, um cenário marcado por centenas de mudas de árvores nativas indica a existência de outra matriz econômica e modelo de produção na região, que não tem a mesma fama da mineração de carvão, mas vem construindo práticas agroecológicas e agroindustriais que buscam outro padrão de desenvolvimento."

| 1999-2018 Biodiversidad