bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5458 Resultado(s)
Autor Laura Barrio Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 noviembre 2017 13:06
Agronegócio desenha existência informal de um "28º estado" brasileiro, sugere estudo

Espaço envolvendo estados de três regiões tem dinâmicas, leis e orçamento próprios, além de notável poder econômico e político.

Autor Leonardo Boff Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 noviembre 2017 10:07
Cuidado da água no contexto da globalização

"Independentemente das discussões que cercam o tema da água, uma afirmação segura e indiscutível podemos fazer: a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum. Nenhum ser vivo, humano ou não humano, pode viver sem a água. Da forma com que tratamos a água dependerá a forma que ganhará a globalização. Daí ser importante discutirmos rapidamente a relação entre globalização e cuidado da água."

Autor Marcelo Leal Teles da Silva Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 noviembre 2017 09:49
Indústria alimentar e o triângulo de quatro pontas

Desde a ascensão do capitalismo os alimentos sempre foram utilizados como instrumento de construção hegemônica. Combinando aspectos materiais como fonte de matéria prima para indústria e barateamento da força de trabalho, com seus aspectos simbólicos, para conferir legitimidade, tornando os alimentos um insumo biopolítico de domínio e poder ou de libertação dos povos

Autor Public Eye Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 noviembre 2017 09:36
O Brasil proíbe o paraquat; o lobby prepara-se

O dia 19 de setembro não foi dia de festa para empresa suiça Syngenta. A Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (ANVISA), na sequência de uma avaliação completa, decidiu proibir a produção, importação, comercialização e utilização de paraquat.

Autor Juliana Dias y Mónica Chiffoleau Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 3 noviembre 2017 18:41
Brasil: A cultura alimentar proibida pela lei

Como normas sanitárias grosseiras, ditadas pelo agronegócio e pela grande indústria, bloqueiam a produção e gastronomia artesanais, enraizadas na tradição popular.

Autor Luiz Marques Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 3 noviembre 2017 14:51
O agronegócio e o declínio dos insetos

“As consequências globais da atividade humana não são algo a ser enfrentado no futuro. Elas estão conosco agora. Todas essas mudanças estão em curso e em muitos casos, em aceleração. Muitas delas foram desencadeadas bem antes de que sua importância fosse reconhecida."

Autor Cauê Seigner Ameni Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 3 noviembre 2017 09:48
Brasil: No Mato Grosso, 89% do desmatamento é ilegal, aponta levantamento

Mais de 1,3 mil km² desmatados entre agosto de 2016 e julho de 2017, no Mato Grosso, não tiveram autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Isso significa 89% do total no estado.

Autor Izabela Sanchez Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 2 noviembre 2017 16:52
Brasil: Fortalecida, bancada ruralista mira o agronegócio nas terras indígenas

Relatório do Cimi enxerga fortalecimento do ‘integracionismo’, que contraria a Constituição; audiências na Câmara discutiram produção agrícola em território indígena.

Autor Ana Mendes y Cristina Ávila Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 2 noviembre 2017 12:16
Brasil: População indígena do Mato Grosso do Sul é a terceira mais contaminada por agrotóxicos no país

Com apenas 18 dias de nascido, o bebê Norisleo Paim Mendes e sua mãe, Maria Joana Paim, do povo Guarani Kaiowá, foram contaminados por agrotóxico pulverizado na aldeia Tey’ijusu pelo tratorista de uma fazenda, em 2014. A área da fazenda está sobreposta à Terra Indígena Dourados Amambaipeguá 1, em Caarapó, no Mato Grosso do Sul, que ainda não foi demarcada pelo governo federal.

Autor Avispa.org Idioma Español Pais Brasil Publicado 1 noviembre 2017 13:02
Brasil: Represión, la respuesta del gobierno al pueblo Munduruku

"Nosotros y nosotras, mujeres y hombres del pueblo Munduruku, regresamos con nuestros chamanes para cerca de nuestra Dekuka’a y Karubixexe. Venimos hacer nuestro ritual. Estuvimos en julio aquí para platicar con los pariwat (no indígenas) que destruyeron nuestro lugar sagrado. El lugar donde viven nuestros ancestros".

Autor Daniel Lamir Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 noviembre 2017 12:46
Brasil: Sementes que brotam Paixão

"E a Semente da Paixão é aquela semente que a gente guarda no coração, guarda dos nossos pais. Como eu que tenho umas sementes de fava e de milho que foi a semente que era meu pai que plantava, que meu plantava".

Autor Lindomar Padilha Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 noviembre 2017 11:59
Brasil - Mineração: qual o preço do nosso futuro?

Mineração: Qual o preço do nosso futuro? Sob o tema, ocorreu entre os dias 9 e 11 de novembro, no Centro de Pastoral da Diocese de Cruzeiro do Sul, no Acre, um seminário para tratar do tema da mineração na região do Vale do Juruá.

Autor CIDSE Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 noviembre 2017 09:09
Brasil: A lama da destruição

No dia 5 de novembro de 2015, rompeu a barragem do Fundão, no Município de Mariana, Minas Gerais, Brasil. A barragem da Samarco que rompeu perto de Mariana – e a longa luta por direitos e justiça.

Autor Raúl Zibechi Idioma Español Pais Brasil Publicado 31 octubre 2017 13:23
La privatización de la Amazonia brasileña

Con la llegada de Michel Temer al Gobierno la privatización y la extranjerización de la Amazonia crecen de forma exponencial. Desde las más diversas posturas ideológicas, se consolida la convicción de que el control del pulmón del planeta está siendo perdido por el Estado brasileño.

Autor Lola Hierro Idioma Español Pais Brasil Publicado 31 octubre 2017 11:19
Brasil: “O Governo e Belo Monte têm uma dívida impagável com a população do Xingu e de Altamira”

"Críticos de Belo Monte definiram a hidrelétrica de várias formas, sendo “mostruário de crimes ambientais” uma das mais assertivas. O projeto, pensado na ditadura e executado na democracia, trata da terceira maior hidrelétrica do planeta, depois da de Três Gargantas, na China, e da de Itaipu, na fronteira entre Paraguai e Brasil."

| 1999-2017 Biodiversidad