bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5097 Resultado(s)
Autor João Vitor Santos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 21 marzo 2017 08:07
Brasil - Pampa. O cultivo de soja é a maior ameaça. Entrevista especial com Marcelo Dutra da Silva

"Sem medo de errar, hoje a maior ameaça ao Pampa vem dos cultivos de soja. Há pouco tempo, era a expansão do eucalipto, mas a soja está batendo recordes. Basta sair por aí para perceber que os antigos campos de coxilha, tradicionalmente utilizados para a criação de gado, remanescentes de um modelo econômico em extinção, pelo menos em solo gaúcho, estão sendo rapidamente convertidos em lavouras de soja."

Autor Marcelo Leite Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 marzo 2017 12:44
Brasil: Atlas revela que latifúndio supera as áreas protegidas

"Não é de hoje que o pessoal do agronegócio propagandeia que o Brasil tem um excesso de áreas protegidas, conceito que reúne unidades de conservação às Tis para designar aquela parte do território em que prevalece a preservação de vegetação nativa".

Autor Organizações do Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 marzo 2017 11:44
#ChegaDeAgrotóxicos

Não podemos mais engolir tanto agrotóxico. Assine já pela aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos! Com sua ajuda e muita pressão, a PNaRA pode se tornar Lei, garantindo a redução dos agrotóxicos no Brasil, mais saúde para a população e um ambiente sadio para se produzir comida de qualidade.

Autor Cladeilton Luiz Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 marzo 2017 11:39
O desmonte da Previdência e as consequências para o Campesinato brasileiro

"A proposta do governo temerário é uma violência ao exigir que todos os trabalhadores rurais sejam obrigados a “contribuir mensalmente em dinheiro para o INSS, durante o período de 25 anos”. A proposta dificultará que o camponês e a camponesa tenham acesso aos auxilios doença, maternidade e à aposentadoria por invalidez".

Autor Josineide Costa Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 marzo 2017 11:28
Brasil: Previdência Rural

No contexto atual em que vivemos no Brasil, de golpe, o que mais tem atingido é os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, com um agravamento aos camponeses e camponesas. Direitos estes que foram conquistados a duras pena, suor, esforço, luta e trabalho de camponeses e operários, os trabalhadores do campo e da cidade. Essas reformas e retiradas de direito são benefícios para o modelo capitalista e o neoliberalismo no Brasil, alimento ainda mais as grandes fortuna.

Autor Jacques Tavora Alfonsin Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 marzo 2017 10:03
O significado político-jurídico da visita de juízas/es às/aos Sem Terra

A iniciativa dessa visita de magistradas/os às/aos pode estar causando surpresa, mas ela marca uma diferença notável na conduta costumeira de juízas/es.

Autor Carlos Walter Porto-Gonçalves Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 marzo 2017 09:38
Pecados da Carne: Pecado do Capital, Pecado da Capital

O escândalo da Operação “Carne Fraca” traz o Brasil Profundo das oligarquias para a frente do cenário, não bastasse o triste espetáculo já naturalizado que as Bancadas Ruralista, da Bala e da Bíblia preenche no noticiário. Noticiário que é, diga-se de passagem, em grande parte financiado por essas marcas Sadia, Seara, a Friboi e Perdigão, entre outras, que, como sabemos, não financiam somente a edição das notícias, mas também as celebridades que fazem aceitável esse tóxico paladar, como os garotos-propaganda Toni Ramos e Fátima Bernardes.

Autor Radio Mundo Real Idioma Español Pais Brasil Publicado 15 marzo 2017 13:32
Audio - Para que el agua fluya. 14 de marzo: Día Internacional de Acción contra las Represas y por los Ríos

El MAB denuncia que en Brasil “está ocurriendo una fuerte ofensiva de las multinacionales para apropiarse de los recursos naturales y energéticos” y afirma que la cuestión energética es “uno de los principales motivos para la realización del golpe de 2016”.

Autor Luciano Velleda Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 marzo 2017 11:35
Brasil: Hortas urbanas produzem 20% dos alimentos consumidos no mundo

Prática tão antiga quanto a existência das cidades, a agricultura urbana tem atraído cada vez mais adeptos, misturando ativismo, educação, saúde e preservação ambiental.

Autor MST - Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 marzo 2017 11:47
Audio - Com as novas regras para se aposentar, direitos previdenciários das mulheres do campo estão em risco

Se os impactos da Reforma da Previdência são temerosos para os trabalhadores rurais de uma forma geral, nas mulheres do campo os efeitos das mudanças, propostas pelo governo Temer, são ainda mais preocupantes.

Autor Cauê Seigner Ameni Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 marzo 2017 11:34
Brasil: Democracia já tem quase 2 mil assassinatos políticos no campo

Dados da CPT mostram que, desde 1985, 1.833 camponeses e lideranças pela reforma agrária morreram em conflitos; latifúndio cresceu 375%.

Autor APIB Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 marzo 2017 10:24
Brasil: Ministro da Justiça desqualifica luta dos povos indígenas, afirma Apib

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) rechaça declarações de novo ministro da Justiça que relativizam a luta dos povos indígenas por seus territórios Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Osmar Serraglio, o recém-nomeado ministro da Justiça, criticou índios e disse que “terra não enche a barriga de ninguém”.

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 marzo 2017 09:36
Brasil: Cimi lamenta e repudia o grave ataque de ministro da Justiça contra os povos indígenas

"O ataque de Serraglio contra o direito dos povos originários às suas terras tradicionais está umbilicalmente conectado com as intenções e iniciativas ruralistas e do governo Temer em promover ampla e irrestrita mercantilização e concentração privada da terra", destaca nota pública do Conselho Indigenista Missionário - Cimi.

Autor CLOC - Vía Campesina Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 marzo 2017 09:12
Brasil -14 de março: lutar e organizar para os direitos conquistar

Nesse ano, no dia 14 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) completa 26 anos de lutas e conquistas.

Autor Vivian Fernandes Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 13 marzo 2017 13:18
Brasil: "Se reforma da Previdência fosse justa, valeria para políticos", critica Stedile

Dirigente fala sobre impactos das mudanças na aposentadoria especialmente para os trabalhadores rurais. Alterar a idade mínima e o tempo de contribuição para a aposentadoria. Esses são alguns dos pontos da reforma da previdência promovida pelo governo de Michel Temer. A medida é polêmica pois mexe com a vida de trabalhadores da cidade e também com a dos trabalhadores rurais, principalmente das trabalhadoras rurais. Dessa forma ela vem sendo muito criticada por movimentos populares e por centrais sindicais.

| 1999-2017 Biodiversidad