bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5373 Resultado(s)
Autor Graça Portela Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 septiembre 2017 18:00
Artigo evidencia malformações congênitas por uso de agrotóxicos

Com os dados levantados para o artigo “Associação entre malformações congênitas e a utilização de agrotóxicos em monoculturas do Paraná, Brasil”, Lidiane Dutra e Aldo Pacheco Ferreira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp)/Fiocruz, trouxeram evidências de que o uso indiscriminado de agrotóxicos vem causando não só sérios danos à saúde do brasileiro, mas também sinalizando um grave problema de saúde pública.

Autor Greenpeace Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 septiembre 2017 11:12
Brasil: Ruralistas fazem nova manobra para aprovar desmonte do licenciamento

"Deputados ruralistas continuam ignorando o levante da sociedade pela proteção do meio ambiente e querem aprovar, a todo vapor, medidas que favorecem apenas seus próprios interesses. Um dia depois de grande manifestação de artistas, indígenas e ambientalistas no Congresso, parlamentares tentam aprovar, sem discussão pública alguma, o projeto de lei que praticamente desmonta o sistema de licenciamento ambiental no país".

Autor Carlos Villela Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 septiembre 2017 10:51
Brasil: Criada zona livre de agrotóxicos em Porto Alegre

No fim da tarde desta segunda-feira, o plenário da Câmara Municipal aprovou um projeto que institui a Zona Livre de Agrotóxicos à Produção Primária e Extrativa.

Autor MAB Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 septiembre 2017 10:30
Brasil: No Rio de Janeiro, encontro reunirá 4 mil atingidos por barragens

Durante os dias 1 a 5 de outubro, o Rio de Janeiro (RJ) receberá o 8º Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Com o lema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, reunirá cerca de 4 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

Autor Cida de Oliveira Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 septiembre 2017 09:36
Brasil: Sistemas agroecológicos produzem mais até durante a seca

Pesquisas mostram que em empreendimentos que praticam a agroecologia, o milho comum rende mais que os transgênicos modificados justamente para resistir à estiagem prolongada.

Autor FIAN Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 septiembre 2017 09:17
Brasil - Caravana Matopiba: danos humanos e ambientais são alarmantes

A Caravana Matopiba, composta por especialistas em direitos humanos e desenvolvimento econômico e rural, avaliou que a grilagem de terras e a expansão das monoculturas de soja deixam um rastro de devastação ambiental generalizada, além de inúmeros impactos sociais nas comunidades da região.

Autor Organizaciones brasileras Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 septiembre 2017 18:30
Brasil - Nas mãos do mercado, o futuro do Cerrado: é preciso interromper o desmatamento

"A principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa. Entre 2007 e 2014, 26% da expansão agrícola ocorreu diretamente sobre vegetação de Cerrado."

Autor Izabela Sanches Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 septiembre 2017 12:17
Brasil: “Ataque da bancada ruralista aos povos indígenas é estruturado”, diz coordenadora do ISA

A bancada ruralista foi a principal frente responsável por dar sobrevida ao governo de Michel Temer (PMDB). Dos 263 votos pelo arquivamento da denúncia contra o presidente no dia 2 de agosto, 129 foram dados por deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 septiembre 2017 10:45
Brasil - Pela vida na terra, Agroecologia: Abertura do X Congresso de agroecologia é marcado pelo fora Temer

Em meio aos milhares Fora Temer vindo das plenária, a abertura do X Congresso de Agroecologia iniciou com uma mística repleta de emoção envolvendo os participantes, entorno de 4 mil pessoas vindas de todos os rincões do Brasil e também, delegações internacionais.

Autor MAB Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 septiembre 2017 09:44
Brasil: Nota do MAB em solidariedade às/aos militantes criminalizados por defenderem os direitos humanos

Estamos vivendo um cenário de retrocessos nos direitos do país. Um dos ataques frontais é aos direitos dos povos indígenas e comunidades quilombolas, como por exemplo o relatório final da CPI da Funai/Incra que apresenta um claro conteúdo de criminalização das lideranças desses movimentos, bem como suas organizações e aliados.

Idioma Español Pais Brasil Publicado 14 septiembre 2017 14:12
47.000 km² de selva amazónica en peligro

En Brasil, el presidente Michel Temer está sacrificando valiosas selvas. Ha puesto una gran área protegida a disposición de la gran industria agraria y minera. Es un “regalo” que concede a los poderes económicos de su país para permanecer en el poder y escapar a las acusaciones de corrupción con la ayuda de representantes de estos poderes económicos.

Autor Greenpeace Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 septiembre 2017 13:11
Brasil: Ambientalistas exigem que mercado pare o desmatamento do Cerrado

Entre 2013 e 2015, o Brasil destruiu 18.962 km² de Cerrado. Isso significa que a cada dois meses, neste período, perdemos no bioma o equivalente à área da cidade de São Paulo. Este ritmo de destruição o torna um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta.

Autor Isabela Sanchez Idioma Español Pais Brasil Publicado 14 septiembre 2017 11:25
Brasil: Bancada ruralista já propôs 25 Projetos de Lei que ameaçam demarcação de terras indígenas e quilombolas

PEC 215 e Marco Temporal são propostas mais conhecidas e viraram guarda-chuvas de outros projetos; outros PL autorizam mineração e atividades poluidoras em territórios tradicionais.

Autor MAB Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 septiembre 2017 10:35
Brasil: Água e energia, direitos da cidadania

De 1 a 5 de outubro deste ano, o Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza, no Rio, seu 8º. encontro nacional. O tema, “Água e energia com soberania, distribuição de riqueza e controle popular”.

Autor Coletivo de Comunicação do MST na Bahia Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 13 septiembre 2017 14:28
Agroecologia: uma construção coletiva da classe trabalhadora

Os Sem Terra investem na agroecologia como uma ferramenta popular, oriunda de debates coletivos e que visa o respeito à natureza.

| 1999-2017 Biodiversidad