bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5260 Resultado(s)
Autor Carolina Goetten Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 10 julio 2017 12:53
Brasil: Governo Temer paralisa reforma agrária no Paraná

Cortes orçamentários, suspensão de programas de financiamento e alterações na legislação marcam a gestão Temer no Brasil. Segundo dados disponíveis no Portal da Transparência, cerca de R$ 122 milhões foram destinados à questão da terra em 2016, contra R$ 460 milhões no ano anterior.

Autor Camila Maciel Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 julio 2017 11:12
Brasil: Conheça a produção de sementes agroecológicas da Bionatur

É fundamental colocar alimentos de qualidade na mesa de todos. Ainda mais nos dias de hoje, que consumimos muitos produtos industrializados. O trabalho da rede Bionatur, uma marca da Conaterra, a Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida, mostra que isso é mais do que possível, é realidade.

Autor Instituto Humanitas Unisinos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 julio 2017 10:51
“Estamos vivendo a generalização da violência no campo no Brasil”, afirma Darci Frigo, presidente da CNDH

Em entrevista concedida à Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2, o presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e advogado da Terra de Direitos, Darci Frigo, analisa a grave situação de violência generalizada no campo brasileiro.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 julio 2017 14:21
Brasil: A MP 759 e a ampliação da grilagem da terra, da concentração fundiária e da expropriação da terra. Entrevista especial com Sérgio Sauer

A Medida Provisória - MP 759, que dispõe sobre a regularização fundiária e urbana e sobre a regularização fundiária na Amazônia Legal, , irá alterar, se sancionada pelo presidente Temer, uma dezena de leis do ponto de vista político e legal. Todas essas mudanças irão “piorar ou aprofundar a lógica de mercado, ou seja, liberar mais terras para a apropriação privada."

Autor Comunicação Irpaa Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 4 julio 2017 13:17
Brasil: Caravana agroecológica denuncia projetos de destruição do Rio São Francisco

"Mais de 50 organizações sociais, públicas e da sociedade civil, incluindo ONGs, movimentos sociais, Universidades, Centros de pesquisas, dentre outras, que participam da Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano, estão fazendo um importante levantamento sobre as ações e projetos que provocam a destruição da biodiversidade que ainda existe na bacia do Rio São Francisco".

Autor Concília Ortona Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 4 julio 2017 11:33
Agrotóxicos. Defensivos agrícolas ou veneno?

Em tempo de inseguranças alimentares entre os brasileiros, há um tema persistente – e carregado de controvérsias – na pauta da discussão de famílias, profissionais de saúde e autoridades governamentais envolvidas na liberação de produtos para consumo humano: afinal, é possível o uso seguro de agrotóxicos?

Autor Elvis Marques Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 3 julio 2017 13:39
Brasil - Educação Multiétnica: "A escola deve estar lá onde estão os sujeitos", afirma Rosana Fernandes

No quarto dia da II Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado, que acontece durante o 19ª Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na Cidade de Goiás (GO), entre os dias 20 a 25 de junho, roda de conversa reuniu representantes de etnias indígenas e movimentos sociais para discutir a educação multiétnica.

Autor Campanha em Defesa do Cerrado Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 3 julio 2017 11:28
Video - Brasil: Seu churrasco tem soja?

"Pequenos agricultores e indígenas falam sobre as dificuldades diante da perda de suas terras e territórios e os males causados pelos agrotóxicos. Relatos que ganham ainda mais força com um médico e um promotor que se opõem a esta lógica de desenvolvimento".

Autor Povos tradicionais II Tenda Multiétnica Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 3 julio 2017 10:48
Carta final da II Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado: “A maior violência é a negação do nosso direito de existir”

"Nós teremos a oportunidade de ajudar a enterrar esse sistema e ajudar a criar outro. Não é um momento de desespero, mas sim de esperança. Seguiremos em luta, em defesa de nossos povos, de nossos saberes, contra toda e qualquer violência, repudiando e combatendo o genocídio, seguindo no modelo do bem viver, pela autonomia de nossos territórios e por alimentos saudáveis e livres de venenos, e em defesa do Cerrado e de suas águas. Fora Temer!"

Autor Alceu Luís Castilho Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 2 julio 2017 14:01
Brasil: Proprietários rurais declaram 15 milhões de hectares em Terras Indígenas e Unidades de Conservação

"Os dados do CAR mostram que 76,5% das supostas propriedades rurais com sobreposição em Terras Indígenas ocorrem em apenas três estados: Amazonas, Mato Grosso e Pará. Dois terços em apenas dois deles, Amazonas e Mato Grosso".

Autor Comissão Pastoral da Terra Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 1 julio 2017 10:39
Documentário “Seu churrasco tem soja?” é lançado e disponibilizado para o público

"A produção debate os impactos causados nas populações locais e no meio ambiente por conta da demanda mundial por carne, a partir da soja, produto base na produção de carne bovina, suína, aves e outras, através da ração utilizada nesses criatórios".

Autor Survival Idioma Español Pais Brasil Publicado 30 junio 2017 14:04
Pueblos indígenas de Brasil: Digan a nuestro Gobierno que nuestra tierra no puede ser robada

"Nuestro Gobierno está eliminando la protección de nuestras tierras, está cambiando las leyes para permitir la expansión del agronegocio y la minería y está tratando de silenciar nuestra oposición. Este es el ataque más agresivo al que nos hemos enfrentado hasta hoy en nuestras vidas."

Autor Osvaldo Aly Junior Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 junio 2017 11:58
Brasil - Água e agronegócio: uma relação a ser mais bem examinada

"As cadeias produtivas da agricultura e das agroindústrias têm cada vez mais impactado os recursos naturais em nosso país. Recentemente a água tem se tornado objeto de atenção por conta de diferentes impactos e disputas (muitas vezes não explícitas) relacionadas com a mercantilização das águas doces, que envolve a manutenção dos ecossistemas, a agricultura de alimentos e de exportação, o setor urbano e industrial e a necessidade de garantir a segurança hídrica da população."

Autor Mari Corrêa Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 junio 2017 11:51
Video - Brasil: Para onde foram as andorinhas?

O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos.

Autor Brasil de Fato Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 junio 2017 10:33
Brasil: "A terra não é só para trabalhar, é para produzir alimentos saudáveis", diz Stedile

O dirigente do MST fala sobre as feiras agroecológicas organizadas pelo movimento em diversas cidades do país.A experiência de feiras agroecológicas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem se espalhado pelo país. Uma grande diversidade de alimentos produzidos sem uso de agrotóxicos em assentamentos e acampamentos da reforma agrária são disponibilizados para a população com preços justos.

| 1999-2017 Biodiversidad