Brasil

04_07_fernando_carneiro_foto_joao_vitor_santos_ihu

O PL proposto pela bancada ruralista é sustentado pelo discurso da modernização e por uma crítica ao processo de registro dos agrotóxicos no país, entretanto a nova legislação não propõe reavaliar o corpo técnico dos órgãos envolvidos no processo. Essa situação não está sendo discutida no sentido de modernizar o país em relação aos agrotóxicos. Os ruralistas usam o discurso da modernização para flexibilizar critérios de saúde e ambiente para permitir novos registros.

Brasil - Discurso da modernização levará ao desmonte do sistema regulatório dos agrotóxicos. Entrevista especial com Fernando Carneiro

hambre

"La iniciativa de averiguar el incremento en el número de personas que sufren hambre en el país fue ideada por la Articulación del Semiárido (ASA). El recorrido iniciará en la ciudad de Caetés, en el interior de Pernambuco el próximo 27 de julio".

Caravana recorrerá Brasil para delinear el escenario de reaparición del hambre

imagens_15308778917990

O livro tem como temática central a descrição de problemas ambientais e de suas repercussões sobre a saúde humana e os ecossistemas, contemplando também críticas ao modelo de desenvolvimento vigente, à legislação e à sua aplicação no país.

Ensaios sobre poluição e doenças no Brasil

Salud

"PL del Veneno", así han bautizado en Brasil a un polémico proyecto de ley que pretende flexibilizar el uso de los "agrotóxicos" en el campo, en medio de un fuerte rechazo de organismos oficiales, grupos opositores y activistas al considerarlo un riesgo para la salud y el medioambiente.

Brasil se rebela contra el proyecto de Ley del "veneno"

soja

"Para se ter dimensão da área ocupada com transgênicos no mundo todo, é possível dizer que ela equivale a seis vezes mais do que o território ocupado por lavouras na Argentina, que corresponde a 32 milhões de hectares, ou três vezes mais do que o território de lavouras no Brasil, que corresponde a cerca de 63 milhões de hectares".

Na Copa dos transgênicos, Brasil é vice e Argentina ocupa o terceiro lugar

desmat_ile_mg

“Pacote do veneno” avança na Câmara, abafado por silêncio sepulcral da mídia. Mas a folia não vai durar pra sempre — e um governo comprometido com outro modelo agrícola terá muitos instrumentos para enfrentar a grande propriedade.

Os gols do agronegócio contra o Brasil

Larissa Mies Bombardi

"Desde 2008, o Brasil registra recordes históricos em uso de agrotóxicos, totalizando 20% do que é comercializado mundialmente. Não bastasse, o manuseio não parou de crescer. Segundo o estudo, nos primeiros 14 anos desse século, houve um salto de 170 mil toneladas de agrotóxicos para 500 mil, representando um aumento de 194%".

Agrotóxicos: ‘Produzimos algo que deixou de ser alimento, virou commodity e agroenergia’

agronegocio

Filhos de militantes de todo o país e 400 educadores vão se reunir em Brasília de 23 a 26 de julho para discutir temas como educação e alimentação. Não vão faltar oficinas culturais e brincadeiras.

Brasil: MST prepara primeiro encontro nacional de crianças sem-terra