bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5467 Resultado(s)
Autor Desinformémonos Idioma Español Pais Brasil Publicado 31 agosto 2017 14:32
En riesgo el “pulmón verde del mundo” en el Amazonas por apertura a mineras

El gobierno brasileño decidió, mediante un decreto presidencial, abrir las puertas de una gigantesca reserva natural de la Amazonía a empresas mineras. Esta decisión es “un grave retroceso en la lucha” para proteger el pulmón verde del mundo denunció un grupo de activistas del Fondo Mundial para la Naturaleza (WWF, por sus siglas en inglés).

Autor Izabela Sanchez Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 31 agosto 2017 09:13
Brasil: Corte no Programa de Aquisição de Alimentos ameaça famílias do Semiárido

Naidson Baptista, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), explica como o governo Temer desvaloriza uma política pública decisiva para a segurança alimentar no Brasil.

Autor Greenpeace Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 agosto 2017 12:07
Brasil: Governo Temer irá provocar danos irreversíveis à Amazônia

Decreto que acaba com reserva mineral entre Amapá e Pará poderá atingir áreas protegidas, provocar mais desmatamento e ameaçar populações indígenas.

Autor Ricardo Senra Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 agosto 2017 10:59
Brasil: Governo mantém extinção de reserva amazônica, mas exclui áreas indígenas e de preservação em novo decreto

Embora tenha trazido ânimo aos críticos da medida, a nova versão do decreto, publicada nesta segunda-feira em uma edição extra do Diário Oficial, mantém a extinção da área da Reserva Nacional de Cobre e Associados (RENCA). O novo texto apenas deixa claro que está fora da área a ser explorada aquelas porções de terra da RENCA que se sobreponham a unidades de conservação da floresta, terras indígenas e região de fronteiras.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 agosto 2017 09:45
Brasil: MPA no Pará realiza jornada de lutas

“A gente construiu essa jornada de luta para mostrar nossa posição conta essa Reforma da Previdência, contra a Reforma Trabalhista e contra todas as reformas desse governo golpista que está querendo cada vez mais esmagar os trabalhadores do campo”

Autor Patricia Fachin Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 29 agosto 2017 14:27
Brasil: Estamos caminhando para o desaparecimento irreversível das florestas. Entrevista especial com Luiz Marques

No Brasil, “o desmatamento voltou a crescer, atingindo 7.989 km² nos 12 meses entre agosto de 2015 e julho de 2016”. Apenas depois da implantação do novo código florestal em 2012, informa, “houve um aumento de 75% na taxa anual de desmatamento”.

Autor Eric Nepomuceno Idioma Español Pais Brasil Publicado 29 agosto 2017 11:13
Un país en venta: Brazil for sale

Con aprobación de 5 por ciento de la opinión pública, Michel Temer, que ocupa la presidencia de Brasil gracias a un golpe institucional consumado hace año y medio, decidió atender de manera radical a la demanda insistente de su único respaldo efectivo, los dueños del dinero: privatizar todo lo que se considere privatizable. Es decir, el patrimonio del país.

Autor Nádia Pontes Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 29 agosto 2017 10:50
Brasil: A máquina que move o desmatamento da Amazônia

Pecuária avança por áreas protegidas e está por trás de 65% do desflorestamento. No Amazonas, moradores de unidades de uso sustentável tentam conter destruição da mata.

Autor RT Actualidad Idioma Español Pais Brasil Publicado 28 agosto 2017 14:50
Brasil abre a mineras privadas una reserva amazónica del tamaño de República Dominicana

Tras la decisión del presidente brasileño de dejar sin efecto una reserva natural de 47.000 km², organizaciones ambientales consideran que los daños al medioambiente serían incalculables.

Autor Silvia Calciolari Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 28 agosto 2017 09:49
Brasil: Novos estudos confirmam necessidade urgente de banir o fracking

“A cada novo estudo divulgado, o fracking se revela mais mortal e devastador e nos certificamos que não queremos correr riscos”, defendeu Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina durante palestra na 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada na noite desta quinta-feira (17) em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Autor 350.org Idioma Español Pais Argentina, Brasil Publicado 24 agosto 2017 10:06
Nuevas pesquisas confirman la necesidad urgente de prohibir el fracking

La contaminación de las aguas superficiales y acuíferos, la causa de enfermedades crónicas y el impacto irreversible a la biodiversidad son hechos comprobados que no pueden ser ignorados’, afirman expertos.

Autor Jornal da USP Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 24 agosto 2017 09:05
Brasil: Queda acentuada de polinizadores naturais gera impacto na produção agrícola

"Concluíram que quase 90% dos 4.975 municípios analisados enfrentarão perda de espécies polinizadoras nos próximos 30 anos, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Escola Politécnica (Poli) da USP".

Autor Marco Weissheimer Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 23 agosto 2017 13:23
‘É estratégico para a humanidade o campesinato continuar vivo’: Frei Sérgio Gorgen

"Em entrevista ao Sul21, Frei Sérgio fala sobre a origem e a situação atual desse modelo que segue dominante no campo brasileiro. Ele também aponta os desafios dos movimentos sociais do campo diante da atual conjuntura, destacando a importância estratégica do campesinato para a sobrevivência de toda a humanidade."

Autor Helô D'Angelo Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 22 agosto 2017 13:02
‘Índios habitam o Brasil desde antes do Brasil’, diz autor guarani sobre tese do marco temporal

Timóteo Verá Tupã Popygua: “Antes da chegada dos juruá [homem branco], 100% das terras eram indígenas, e o que foi chamado de Brasil pelos não-indígenas nos tomou tudo isso. Não queremos terras para explorar. Só queremos manter nossa cultura, nossa forma de vida. O governo não pode atuar contra os povos indígenas. O Brasil deve se desenvolver, mas não às nossas custas”

Autor Instituto Socioambiental Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 agosto 2017 10:08
Brasil: Vitória indígena no STF

Por oito votos a zero, ministros rejeitam ação do governo de Mato Grosso que negava ocupação tradicional indígena e pedia indenizações.

| 1999-2017 Biodiversidad