bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5421 Resultado(s)
Autor Sul21 Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 24 julio 2017 15:00
Brasil: ‘Temos um pacote do veneno tramitando no Congresso Nacional’, alerta procuradora

"Estão tramitando no Congresso Nacional que propõe desde a flexibilização de instrumentos de fiscalização e controle sobre o uso de agrotóxicos até a mudança da designação dos mesmos para “aliviar a carga negativa” da expressão. “É um verdadeiro pacote do veneno”, diz a procuradora da República, Ana Paula Carvalho de Medeiros. Em entrevista ao Sul21, ela fala dos riscos que esses projetos trazem para a saúde da população e o meio ambiente."

Autor WRM Idioma Español Pais Brasil Publicado 24 julio 2017 14:11
Necesitamos su apoyo para líderes que están siendo presionados y amenazados en Acre, Brasil

Solicitamos su apoyo para la moción que enviamos a continuación en solidaridad con l@s líderes de comunidades y organizaciones en el Estado brasilero de Acre que están siendo presionadas y amenazadas por sus críticas y oposición a las políticas ambientales y climáticas que se están implementando por parte del gobierno en Acre.

Autor Movimentos sociais e organizações da sociedade civil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 julio 2017 10:00
Carta em defesa da posição histórica do Brasil sobre offsets florestais

"Trata-se de uma reação a tentativas de viabilizar o uso de florestas em mercados de compensação de emissões de carbono (offsets), medida vista como falsa solução ao desafio das mudanças climáticas."

Autor WRM Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 julio 2017 10:00
Florestas, mudança climática, mercados de carbono e o REDD+. Quando as aparências enganam

O WRM produziu uma série de sete pôsteres e o livreto O que as florestas têm a ver com mudanças climáticas, mercados de carbono e REDD+? para ajudar os ativistas das comunidades a explicar porque o REDD+ não tem realmente relação com as florestas, e sim com países industrializados e grandes empresas que postergam o fim do uso de petróleo e carvão.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 julio 2017 13:43
Brasil: Líder camponês é assassinado na Bahia

Mais um companheiro que tomba na luta pelos direitos dos trabalhadores. Na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, o líder camponês e quilombola, José Raimundo Mota de Souza Júnior é assassinado.

Autor MST - Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 13 julio 2017 13:03
Brasil: MST condena nova legislação fundiária aprovada pelos golpistas

A Medida foi editada no final do ano passado por Michel Temer, atendendo a uma demanda da bancada ruralista, fiadora do Golpe.

Autor MST - Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 13 julio 2017 12:34
Brasil: Romaria da terra e das águas reafirma a luta pelo território e contra os retrocessos

Na ocasião, foi feita a leitura da carta final que apresentou uma síntese das plenárias e da trajetória de luta que a Romaria tem construído em suas 40 edições.

Autor Georgina Catacora-Vargas Idioma Español Pais Brasil Publicado 12 julio 2017 12:40
Brasil: Análisis de sustentabilidad de cultivos genéticamente modificados en la toma de decisiones. Caso de la soya Intacta “Roundup ready” 2 Pro

Debido a su abordaje restringido, los actuales análisis de sustentabilidad de cultivos genéticamente modificados levantan preguntas sobre la cantidad y calidad de información que generan los procesos de toma de decisiones. Comparando el dossier de evaluación de la soya Intacta RR2Pro (presentada a las autoridades de Brasil) con literatura desde otras fuentes, se evidencia que su aprobación se dio sobre la base de ínformación metdológicamente débil, sesgada e incompleta.

Autor Étore Medeiros, Ciro Barros, Iuri Barcelos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 12 julio 2017 12:10
Brasil: Mais de 2 mil imóveis irregulares em terras públicas na Amazônia podem ser legalizados por “MP da grilagem”

Levantamento da Pública revela que ampliação de limites do Terra Legal pode levar uma área semelhante à do estado do Rio de Janeiro às mãos de ocupantes privados

Autor Ana de Ita Idioma Español Pais Brasil Publicado 12 julio 2017 10:25
En Brasil el peor momento para los campesinos

"Han vuelto las masacres de campesinos toda vez que la tierra es un objeto de poder. El agronegocio pretende avanzar cada vez más sobre las tierras indígenas y de los pequeños agricultores, posesionarios y avecindados, ejerciendo presión y violencia contra ellos. Los hacendados ruralistas, protegidos por el gobierno, tienen licencia para matar y la política del Estado es de represión abierta contra los movimientos agrarios. Han regresado los asesinatos colectivos de las poblaciones indígenas. Es un contexto muy propicio para la muerte."

Autor Carolina Goetten Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 10 julio 2017 12:53
Brasil: Governo Temer paralisa reforma agrária no Paraná

Cortes orçamentários, suspensão de programas de financiamento e alterações na legislação marcam a gestão Temer no Brasil. Segundo dados disponíveis no Portal da Transparência, cerca de R$ 122 milhões foram destinados à questão da terra em 2016, contra R$ 460 milhões no ano anterior.

Autor Camila Maciel Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 julio 2017 11:12
Brasil: Conheça a produção de sementes agroecológicas da Bionatur

É fundamental colocar alimentos de qualidade na mesa de todos. Ainda mais nos dias de hoje, que consumimos muitos produtos industrializados. O trabalho da rede Bionatur, uma marca da Conaterra, a Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida, mostra que isso é mais do que possível, é realidade.

Autor Instituto Humanitas Unisinos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 7 julio 2017 10:51
“Estamos vivendo a generalização da violência no campo no Brasil”, afirma Darci Frigo, presidente da CNDH

Em entrevista concedida à Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2, o presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e advogado da Terra de Direitos, Darci Frigo, analisa a grave situação de violência generalizada no campo brasileiro.

Autor IHU Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 6 julio 2017 14:21
Brasil: A MP 759 e a ampliação da grilagem da terra, da concentração fundiária e da expropriação da terra. Entrevista especial com Sérgio Sauer

A Medida Provisória - MP 759, que dispõe sobre a regularização fundiária e urbana e sobre a regularização fundiária na Amazônia Legal, , irá alterar, se sancionada pelo presidente Temer, uma dezena de leis do ponto de vista político e legal. Todas essas mudanças irão “piorar ou aprofundar a lógica de mercado, ou seja, liberar mais terras para a apropriação privada."

Autor Comunicação Irpaa Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 4 julio 2017 13:17
Brasil: Caravana agroecológica denuncia projetos de destruição do Rio São Francisco

"Mais de 50 organizações sociais, públicas e da sociedade civil, incluindo ONGs, movimentos sociais, Universidades, Centros de pesquisas, dentre outras, que participam da Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano, estão fazendo um importante levantamento sobre as ações e projetos que provocam a destruição da biodiversidade que ainda existe na bacia do Rio São Francisco".

| 1999-2017 Biodiversidad