Brasil

bRASIL

Los ríos e igarapés [pequeños ríos] que serpentean en el municipio de Barcarena, estado de Pará, en la región Norte de Brasil, están contaminados por metales tóxicos provenientes de residuos de una de las presas de la empresa minera Hydro Alunorte, del grupo noruego Norsk Hydro.

Informe confirma contaminación de ríos por empresa minera en el Norte de Brasil

Padre_Amaro

"A prisão do Pe. Amaro é uma medida que vem satisfazer a sanha dos latifundiários da região que pretendem de toda forma destruir o trabalho realizado pela CPT, e desmoralizar os que lutam ao lado dos pequenos para ver garantidos os seus direitos".

Brasil: O avanço da criminalização não vai parar nossa missão!

Por CPT
Azucar

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 626/2011, que está na pauta de votações do plenário da Casa, vem causando grande preocupação a ambientalistas e entidades de defesa do meio ambiente. De autoria do senador tucano Flexa Ribeiro (PA), o PLS propõe a liberação do cultivo da cana-de-açúcar no bioma amazônico.

Brasil: Projeto que libera cultivo de cana-de-açúcar na Amazônia afeta meio ambiente

Aldea

"A área ocupada pelos Manoki é uma ilha de cobertura florestal em meio a um mar de soja. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que o Mato Grosso é o estado que mais produz o grão em todo o país – na safra de 2016-2017, plantou 30.513 milhões de toneladas".

Brasil: Índios Manoki lutam por território invadido por fazendas

licenciamiento ambiental

A Frente Parlamentar da Agropecuária, vulgo bancada ruralista, divulgou na semana passada um posicionamento público sobre licenciamento ambiental. Submetemos o documento ao nosso detector de agrocascatas para avaliar o que é verdade e o que não é.

Agromitômetro: mitos e fatos nos argumentos ruralistas sobre licenciamento ambiental

agua derecho

"Estamos conscientes que a nossa produção é para garantir a vida e sua diversidade. Estamos aqui criando unidade e força popular para refletir e lutar juntos e juntas pela água e pela vida nas suas variadas dimensões. O que nos faz comum na relação com a natureza é garantir a vida. A nossa luta é a garantia da vida."

Declaração final do Fórum Alternativo Mundial das Águas

Tierra, territorio y bienes comunes

Minerodutos, irrigação, agrotóxicos, esgotos. Estamos tratando a água que temos de forma estratégica?

Video - Brasil: Água, produção, consumo e desperdício

Agronegocio

Megaempreendimento intensifica pressão sobre os geraizeiros, que ocupam região no Oeste da Bahia desde o século XIX. Em jogo, área que é mais do dobro da cidade do Rio.

Brasil: De arma na cintura, agronegócio tenta expulsar comunidades tradicionais do cerrado