bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5467 Resultado(s)
Autor Correio do Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 agosto 2017 09:37
Biomas inteiros são devastados no Brasil, segundo pesquisadores

Com níveis recordes de desmatamento na Amazônia, após a queda do governo democrático, em maio de 2016, o Brasil amarga, agora, uma nova marca. O cerrado acumulou 1,9 milhão de hectares desmatados entre agosto de 2013 a julho de 2015, o equivalente a 1,7% da vegetação nativa remanescente. Apenas em 2015, uma área de 9.483 km² do cerrado brasileiro foi devastada.

Autor Organizaciones y movimientos sociales de América del Sur Idioma Español Pais Argentina, Brasil, Uruguay Publicado 17 agosto 2017 14:13
Perforaciones petroleras amenazan al Acuífero Guaraní

Organizaciones y movimientos sociales de Brasil, Argentina y Uruguay realizan el Primer Foro Regional por la protección de una de las reservas de agua más importantes del mundo.

Autor MPA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 agosto 2017 14:08
Brasil: MPA avança nas experiências de produção camponesa no Sergipe

Durante um mês, de 11 de agosto a 11 de setembro de 2017, os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Sergipe, por meio do coletivo de produção está organizando um mutirão com “Brigada da Terra”. Entre os objetivos está o de dar sequência as atividades de estruturação da produção na UPC – Unidade de Produção Camponesa do Movimento, que está localizada no Assentamento Califórnia, no Município de Canindé do São Francisco – SE.

Autor Sucena Shkrada Resk Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 agosto 2017 13:55
Brasil: As diferentes facetas do retrato da violência no campo em Mato Grosso

"A rota da violência no campo no estado de Mato Grosso entre 1985 e abril de 2017, transita do trabalho escravo a vítimas fatais. Resultou em 136 mortes, em 46 dos 141 municípios, e 87 tentativas de assassinato, como destaca levantamento feito pela Comissão da Pastoral da Terra(CPT). Entre as vítimas, estão principalmente camponeses, posseiros, assentados, lideranças religiosas e sindicais, indígenas e quilombolas."

Autor Survival Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 agosto 2017 10:05
Brasil: Uma bomba contra os indígenas. Sentença histórica decidirá o seu futuro

A Suprema Corte do Brasil emitirá uma sentença histórica que pode ser o golpe mais contundente contra os direitos territoriais indígenas, desde os tempos da ditadura militar.

Autor Phillippe Watanabe Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 17 agosto 2017 09:19
Em 90% do Brasil, mudanças no clima reduzirão abelhas e afetarão alimentos

"Precisamos entender melhor essas relações entre polinizadores e culturas agrícolas para preparar programas de conservação. As abelhas e polinizadores são prioritários. Se esses cenários se confirmarem, ficaremos em uma situação muito complicada quanto à produção de alimentos, diz Giannini".

Autor 15ª Feira Regional de Sementes e da Agrobiodiversidade Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 agosto 2017 14:56
Brasil: 15ª Feira Regional de Sementes e da Agrobiodiversidade

"Trocar sementes faz parte da luta diária da agricultura familiar, e celebrar os guardiões e as guardiãs da agrobiodiversidade é dar destaque à contribuição passada, presente e futura desses milhares de agricultores para a conservação das variedades crioulas de sementes, de mudas e de animais. Trocar sementes é promover a sustentabilidade de nossa agricultura e nossa alimentação"

Autor Guilherme Cavalli e Tiago Miotto Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 16 agosto 2017 09:34
Brasil: “Nós já estamos morrendo através do marco temporal”

"Os indígenas estão mobilizados em todo o país contra a adoção desta tese, defendida pelos ruralistas, segundo a qual os indígenas só teriam direito às terras que estavam sob sua posse em 1988".

Autor Alceu Luís Castilho Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 15 agosto 2017 09:39
Brasil: Agrotóxicos impactam o sangue e afetam doadores, diz dissertação na USP

Os agrotóxicos afetam também o sangue. Dos doadores aos receptores de transfusões. É o que diz uma dissertação de mestrado defendida este ano na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), e publicada nesta quinta-feira (10/08).

Autor Fábio Vendrame Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 14 agosto 2017 12:30
Brasil: Agronegócio e políticos são ameaças aos Avá Guarani no Paraná

Etnia no oeste do Paraná sofre com ameaças, suicídios, despejos e bloqueio de acesso a estradas, rios e matas; Comissão aponta ação de agricultores armados.

Autor CPT Idioma Español Pais Brasil Publicado 14 agosto 2017 11:48
Brasil: CPT lança página especial na internet sobre os massacres no campo

A CPT torna públicos os registros de massacres no campo, de 1985 a 2017. Esse tipo de crime sempre ocorreu no campo brasileiro, apesar de apenas alguns terem ganhado destaque no cenário nacional. Nesse período, a CPT registrou 45 massacres que vitimaram 214 pessoas em nove estados brasileiros.

Autor Adilvane Spezia Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 agosto 2017 13:08
Brasil: Um dia de trocas e partilhas de saberes e sabores

"Camponeses e camponesas que trocaram a lida na lavoura, ou roça e com o gado leiteiro para participar de duas Atividades Coletivas, organizada pelo MPA, por meio do Projeto Ater Agroecologia. O objetivo, debater sobre Panificação Nutracêutica, Agroecologia, podas e a importância da Alimentação Saudável".

Autor Articulação Nacional de Agroecologia-ANA Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 agosto 2017 12:25
Brasil: contra os assassinatos no campo, ANA divulga Manifesto

O Manifesto divulgado pela ANA chama atenção para o aumento dos conflitos no campo. “No último ano tal contexto se acirrou brutalmente. Houve elevação expressiva do número de mortes no campo. No ano 2017 já se contabilizam 48 mortes, sendo mais que o dobro dos assassinatos do ano passado para o mesmo período”.

Autor Movimento dos Atingidos por Barragens Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 agosto 2017 11:28
Brasil: Atingidos repudiam suspensão de processo criminal contra a Samarco

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) repudia a decisão da Justiça Federal de Ponte Nova (MG) que suspendeu o processo criminal contra 22 pessoas acusadas de serem responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão que provocou a morte de 19 pessoas e um aborto forçado pela lama em Bento Rodrigues.

Autor APIB Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 11 agosto 2017 10:25
Brasil: "Nossa história não começa em 1988"

O STF não pode legitimar o genocídio e as violações cometidas contra os povos indígenas no último século. Participe desta luta e diga você também: #MarcoTemporalNão. A história dos povos indígenas não começou em 1988 e não pode ser interrompida!

| 1999-2017 Biodiversidad