Brasil

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

El militante histórico del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) de Brasil, Waldomiro Costa Pereira, fue asesinado este lunes por cinco desconocidos que invadieron el hospital de la ciudad de Paraupebas, en el que ingresó el pasado sábado tras ser víctima de un atentado en el que quedó gravemente herido.

Militante de MTS es asesinado dentro de un hospital en Brasil

Por TeleSUR
Ganadería industrial

Em nota, o MST se manifestou sobre a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, além de denunciar a corrupção no Ministério da Agricultura (MAPA). O documento denuncia “o conluio entre a mídia e o governo golpista para escamotear o processo de corrupção entre as empresas do agronegócio e os fiscais do Ministério da Agricultura (MAPA)”. E exige que a apropriação privada desse Ministério pelo Agronegócio também seja investigada.

Brasil: MST se manifesta sobre a Operação Carne Fraca e denuncia corrupção no MAPA

desmatamento

"O ponto-chave para entender a relação entre a pecuária e o desmatamento atualmente é o cultivo da soja, principal alimento do gado que fornece a carne para os sanduíches. Cerca de 75% da produção mundial desse produto é destinada para alimentação de animais, e a pressão do consumo crescente dos rebanhos cada vez maiores sobre a terra está deixando cicatrizes, principalmente em regiões florestais sob perigo de desmatamento ilegal, como o Cerrado e a Amazônia."

Brasil: Sanduíche de floresta desmatada

Tierra, territorio y bienes comunes

Na tarde desta terça-feira (21), cerca de 60 famílias do Acampamento Zumbi dos Palmares, localizado no Gama-DF, sofreram duplo violento despejo. A Polícia Militar do Distrito Federal fez uso de balas de borracha e deteve quatro integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Brasil: Famílias no Distrito Federal sofrem violento despejo

meu crime e lutar

A campanha ‘Meu crime é lutar’ quer denunciar o processo de criminalização que defensores e defensoras de direitos humanos vêm sofrendo, no país. Exemplo emblemático disso é a situação enfrentada por quatro integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que estão presos desde novembro do ano passado, no Paraná.

sem agua cerrado

A campanha busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades do Cerrado, que lutam pela sua preservação. A água é o mote atual da Campanha (Sem Cerrado, sem água, sem vida) para reforçar o papel central do Cerrado no abastecimento de água do país.

Brasil: Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

fraudes de alimentos no Brasil 1

Quase ao mesmo tempo em que policiais federais levavam mais de 30 pessoas à prisão por receber propinas ou adicionar substâncias maléficas à carne, uma ação no Rio Grande do Sul que não teve a mesma repercussão tratava de um caso semelhante. Conheça esse e outros problemas com produtos básicos do dia a dia.

Não é só com carne: leite com ureia e óleo em vez de azeite estão entre fraudes de alimentos no Brasil

tierras - Brasil

Relatório de demarcação da Funai mostra que proprietária do Frigomax, alvo da PF, possui terras na TI Wedezé, dos Xavante, em Cocalinho (MT).

“Carne Fraca”: dona de frigorífico investigado tem fazenda em área indígena