Brasil

brasil

"A abertura de nosso mercado de terras a estrangeiros, pessoas jurídicas e até mesmo Estados nacionais, têm consequências drásticas para o país. O ataque à soberania é somente um dos aspectos. Ressalta-se, ainda, os potenciais impactos desta abertura sobre a dinâmica de preços das terras do país."

Sobre a liberação da venda de terras para estrangeiros no Brasil

guardianes de semillas en brasil

"Más de mil casas o bancos de semillas, con la participación de 20.000 familias, componen la red organizada por ASA para preservar el patrimonio genético y la diversidad de los cultivos adaptados al clima y el suelo semiárido nordestino".

Semillas criollas alimentan el semiárido Nordeste de Brasil

Movimientos campesinos

Para MPA reforma da previdência é um golpe violento contra o povo. Veja a análise levada a cabo pela MPA o que permitirá que os impactos da reforma das previdência em moradores rurais.

Brasil: Informativo debate impactos da reforma da previdência no campo

Por MPA
Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

La Coordinadora Europea Vía Campesina manifiesta su solidaridad con los familiares, y compañeras y compañeros de lucha de Nilce Magalhães Souza, más conocida como Nicinha, que el 7 de enero del año 2016 desapareció.

Brasil: Justicia para Nicinha y las comunidades rivereñas de la Amazonia brasileña

Tierra, territorio y bienes comunes

"É próprio de um governo golpista comprometido com o capital especulativo transnacional, que mira com olhos gulosos o solo de nossa pátria e cujo próximo passo será a alteração da Lei 5.079/71, para ampliar as possibilidades de aquisição de nosso território por estrangeiros".

Brasil: Patrus Ananias alerta para a legalização da grilagem com MP 759

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"O acampamento Hugo Chaves sofreu esta semana mais um ataque violento de pistoleiros e do fazendeiro Osvaldo Saldanha. Os ataques começaram na última segunda-feira e três caminhonetes ajudam na ação criminosa".

Brasil: Acampamento do MST sofre ataque de pistoleiros no Pará

Salud

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, no inicio da noite desta segunda-feira (19/12), projeto de lei do legislativo nº 247/15 que institui e define como Zona Livre de Agrotóxicos e Transgênicos a Produção Primária e Extrativa a área definida como Zona Rural no Município de Porto Alegre.

Brasil: Câmara aprova zona livre de agrotóxicos em área rural da capital

Tierra, territorio y bienes comunes

“Os grandes estabelecimentos, com área superior a 1.000 hectares, representam apenas 0,91% do total das propriedades rurais do país, mas concentram 45% de toda a área rural que temos”. No extremo oposto, “os estabelecimentos pequenos, com área inferior a 10 hectares, representam mais de 47% do total de estabelecimentos do país, mas ocupam menos de 2,3% da área total.”

O sistema das Sesmarias permanece no Brasil moderno. Entrevista especial com Katia Maia