Brasil

feijao

Ao deixar de plantar comida para plantar mercadorias, ficamos extremamente dependentes do mercado externo. "O agronegócio brasileiro não se preocupa em produzir alimentos para o Brasil. E isso fica muito claro quando olhamos a mudança na utilização das terras no país."

O golpe ruralista e o preço do feijão

Agroecología

"A relação com os alimentos também é aprendida desde os primeiros anos de vida da criança. O vídeo mostra uma conversa entre uma menina, sua mãe, e um agricultor sobre o quanto é melhor comer produtos agroecológicos".

Video - Brasil: "Comida que alimenta"

Tierra, territorio y bienes comunes

Temer deve apoiar votação de PL que libera a compra de terras por pessoas físicas e jurídicas de outros países. PL da bancada ruralista está pronto para ser votado na Câmara.

Venda de terras para estrangeiros: Ameaça à soberania nacional e ao acesso à terra

matopiba

Um forte vento se uniu às vozes, aos gritos e clamores contra o projeto de morte denominado Plano de Desenvolvimento Agrícola (PDA) Matopiba no segundo dia da III Assembleia dos Povos Indígenas de Goiás e Tocantins.

Brasil: Matopiba é morte, queremos a vida

Pueblos indígenas

"Nos manifestamos dizendo 'NÃO' ao Plano de Desenvolvimento Agrário (PDA) MATOPIBA, que é um projeto de destruição e morte do Cerrado e dos seus povos em áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia."

MATOPIBA: Mata o Cerrado e seus Povos - Documento Final da III Assembleia dos Povos Indígenas dos Estados de Goiás e Tocantins

consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) encaminhou ao presidente interino, Michel Temer (PMDB), uma recomendação de veto da pulverização aérea ao Art. 1º, § 3º, inciso IV, do Projeto de Lei de Conversão nº 9, de 2016, que dá “permissão da incorporação de mecanismos de controle vetorial por meio de dispersão por aeronaves mediante aprovação das autoridades sanitárias e da comprovação científica da eficácia da medida”,

Brasil: Recomendação de veto da pulverização aérea pelo CONSEA

Por CONSEA
Megaproyectos

Sabíamos, desde o início, que muitas águas turvas rolariam na obra da Transposição de Águas do São Francisco para o chamado Nordeste Setentrional. Aos poucos elas vão se revelando, incluindo até mortes.

Brasil: A transposição e o Golpe

27266843493_fa48dcea3b_b

A atividade foi a primeira se uma série de encontros que acontecem até o final de semana.

Brasil: MST discute soberania alimentar no Festival da Utopia