Brasil

Brasil depende da Argentina para consumir trigo internamente - Bloomberg / Colaborador/Getty Images

CTNBio abriu em 2020 uma consulta que pode resultar na liberação do uso do ingrediente em pães, massas e biscoitos.

Organizações reforçam campanha contra importação de trigo transgênico da Argentina

Imagem: Cottonbro/ Pexels

"Con nuestro pan no!", reagiram organizações de defesa do ambiente e setores da indústria de alimentos argentinos em outubro de 2020, quando houve a aprovação pelos órgãos técnicos do país vizinho para cultivo de um trigo transgênico com vistas à exportação para o Brasil. O Brasil é um grande consumidor do trigo argentino - quase 74% do trigo que o Brasil importou em 2020 veio da Argentina, segundo o Sinditrigo.

Se liberado, trigo transgênico fará brasileiro de cobaia, diz especialista

Tem veneno nesse pacote

No Idec, discutimos há anos os malefícios trazidos pelo consumo de produtos ultraprocessados, os problemas da contaminação de alimentos com agrotóxicos e a ausência de medidas eficazes para a proteção da saúde dos consumidores. Agora, em uma pesquisa inédita no país, descobrimos que diversos ultraprocessados consumidos pelos brasileiros também contêm agrotóxicos.

Tem veneno nesse pacote

Por IDEC
Violência no campo: número de conflitos registrados pela CPT em 2020 é o maior dos últimos 35 anos

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou os números do relatório Violência no Campo 2020, um levantamento com os registros de todas as ocorrências de conflitos registrados durante o ano passado nas zonas rurais do Brasil. Os números são assustadores: de acordo com a CPT, os episódios de violência nunca foram tão altos e os números são os maiores dos últimos 35 anos.

Violência no campo: número de conflitos registrados pela CPT em 2020 é o maior dos últimos 35 anos

Trigo transgénico: en nuestro pan ¡NO!

Nuestro pan de cada día está amenazado. ¡Firma el manifiesto contra la liberación del primer trigo transgénico del mundo! El gobierno brasileño puede liberar el consumo de trigo transgénico en Brasil. El producto fue modificado genéticamente para tolerar a un potente agrotóxico ya prohibido en Europa y otros países.

Trigo transgénico: en nuestro pan ¡NO!

Poluição das grandes fazendas brasileiras: quantas mortes por ano?

A brisa soprada de uma fazenda de porco carrega gases perigosos: metano, amônia e sulfato de hidrogênio. O odor das fazes de porco é muito forte.  Os gases do esterco e alimentação animal produzem pequenas partículas, que irritam o pulmão e capazes de flutuar por vários quilômetros (Washington Post).

Poluição das grandes fazendas brasileiras: quantas mortes por ano?

Justiça para a famílias Sem Terra do Acampamento Bondade em Amaraji!

Na manhã desta terça-feira (25), 200 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra foram brutalmente removidas do Acampamento Bondade, em Amaraji/PE, pela ação irresponsável e violenta do Estado de Pernambuco. 

Justiça para a famílias Sem Terra do Acampamento Bondade em Amaraji!

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”

Conversamos com Mateus Manassés Bezerra Nascimento, jovem agricultor experimentador de Queimadas e integrante do Polo da Borborema. Mateus falou sobre a mobilização no município e no território em torno da defesa das sementes crioulas e sobre as formas de mobilização e engajamento da juventude. “A gente vê que do nada a gente pode transformar muita coisa, são os jovens que devem assumir a responsabilidade de guardar as sementes para as gerações que ainda vão chegar”. Confira abaixo como foi essa conversa.

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”

Por AS-PTA