Brasil

br-Reforma-Agrari

Há os que pensam e afirmam que Reforma Agrária é coisa do passado. Enganam-se ou querem enganar. A Reforma Agrária é uma necessidade nacional para os que pensam o desenvolvimento brasileiro com justiça social, equilíbrio ambiental e distribuição racional da população no espaço geográfico do país.

Brasil: Atualidade da Reforma Agrária

Pará

“Barcarena não só poderá ser maior do que Mariana, como também pode colocar em xeque todo o poder da indústria extrativa do Brasil”. É o que declara ao TUTAMÉIA Charles Trocate, da coordenação nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), em entrevista exclusiva pela internet diretamente de Marabá, no Pará.

Brasil: Desastre ambiental no Pará pode ser nova Mariana, alerta ativista

chega

A saúde da população não pode virar moeda de troca entre governo e ruralistas! Compartilhe a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos com amigos e familiares e vamos trazer mais força para nossa luta!

Brasil: Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos convoca sociedade a se mobilizar neste 2018

th_1cce678baa2865fe866ba90e481edd63_635824313513870860w

Os projetos de mineração de chumbo, zinco, cobre, titânio e outros minerais em uma área que vai da bacia do rio Camaquã até São José do Norte, caso sejam implantados, provocarão um colapso social e ambiental na região, afetando comunidades tradicionais de pescadores artesanais e agricultores familiares.

Brasil - “Projetos de mineração provocarão colapso social e ambiental na metade sul do RS”: Márcio Zonta, Movimento pela Soberania Popular na Mineração

photo_2018-02-27_23-05-09-300x200

PL, 827/2015, Em tramitação no Congresso Nacional aumentará monopólio das empresas e coloca em risco a Soberania Alimentar e Genética do Campesinato.

Brasil - Pagar para plantar: O agronegócio atua com o governo pelo fim da agricultura familiar e camponesa

Democracia E Agroecologia Unindo Campo E Cidade

Começou nesta terça-feira (27), no Recife (PE), o Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERÊ NE) que reúne pessoas, organizações e movimentos da região em torno do lema: “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade”. O ERÊ é um dos cinco encontros preparatórios para o IV Encontro Nacional de Agroecologia, a ser realizado em maio, em Belo Horizonte (MG), com realização da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Democracia e agroecologia unindo campo e cidade

desmatamento

Com mudanças climáticas e uso indiscriminado do fogo, se o nível de desflorestamento atingir entre 20% e 25% o ciclo hidrológico do bioma pode ser severamente degradado, alertam cientistas.

Desmatamento na Amazônia pode atingir limite irreversível, com mudanças para vegetação rala e esparsa e baixa biodiversidade

cerrado

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

Brasil: No Cerrado Piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios