Brasil

Desmatamento no Cerrado volta a crescer em 2020

Depois de uma leve queda em 2019, o desmatamento no Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, segue a tendência da Floresta Amazônica e registrou aumento em 2020. Segundo o monitoramento anual feito pelo sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre agosto de 2019 e julho de 2020 a destruição foi de cerca de 7,3 mil km², um aumento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Desmatamento no Cerrado volta a crescer em 2020

Miembros de la comunidad indígena bloquean la carretera BR-364, porque atenta contra sus derechos. Foto: Ueslei Marcelino

La nueva carretera no solo atenta contra los derechos de los pueblos indígenas, sino también contra los derechos ambientales, porque para construirla se tendrá que cortar unos 130 kilómetros de área cubierta por bosque virgen.

Carretera fronteriza Brasil-Perú tendría impactos catastróficos

Programa Bem Viver destaca iniciativa que facilita o acesso a comida de verdade

A edição desta terça-feira (29) do Bem Viver traz uma dica que ajuda a unir produtores da agricultura familiar e pessoas interessadas em uma alimentação mais saudável. O aplicativo Quintal, desenvolvido no estado de Santa Catarina, usa a localização do telefone de celular dos consumidores para indicar agricultores próximos.

Programa Bem Viver destaca iniciativa que facilita o acesso a comida de verdade

- Como cantou Lenine, “A vida não para, mesmo quando o mundo espera a cura do mal, e a loucura finge que isso tudo é normal” Foto: - Emilio Speck

Fim de ano triste. Desemprego crescente, quase 200 mil mortos pela covid. Ausência de leitos, vacinas, seringas, agulhas e empregos. Fim do auxílio emergencial para milhões que afundam no mapa da fome. Articulações golpistas que garantem um presidente da Câmara Federal bolsonarista, enquanto o vampiro sai do esquife e o marreco enrica nos USA.

O tempo não para

Foto: Revista Globo Rural

Cargill é principal responsável por envio de soja de desmatamento recente ao Reino Unido, diz ONG – Estudo estabelece mais um elo na intrincada cadeia produtiva internacional que destrói Amazônia e Cerrado.

Estudo relaciona a Cargill ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado

- Davi Kopenawa em encontro de Lideranças Yanomami e Ye'kwana, em novembro de 2019. (Foto: Victor Moriyama/Isa)

"Queremos chamar a atenção das autoridades que são contra os povos indígenas, natureza e a Terra Mãe. Aquela autoridade que está lá dentro do Congresso, sentada no seu ar condicionado, pensando só nele mesmo. Por isso, nos reunimos com lideranças tradicionais, junto com os pajés, para tomar conta do Congresso Nacional, [onde ficam os líderes] do povo da mercadoria que está destruindo o nosso planeta. Queremos que eles olhem para nós, povos indígenas. Olhem para a cara da Amazônia, para a força dos pajés. Lutamos juntos, com o apoio do povo da cidade -- jovens, mulheres, homens e políticos aliados. Os inimigos precisam nos escutar, pensar e respeitar. É isso que estamos mostrando: nossa força junto com a nossa Terra Mãe".

Davi Kopenawa: “não mexam mais com a nossa Terra Mãe”

- Área desmatada dentro da Reserva Extrativista. (Foto: ONG SOS Amazônia)

A valorização do mercado da carne bovina provocada pelo aumento do consumo no mercado interno e das vendas para o exterior tem contribuído para aumentar os impactos na Floresta Amazônica. Cercada por grandes fazendas de gado, a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no sudeste do Acre, pode ser apontada como exemplo de uma das regiões da Amazônia mais afetadas pela pecuária valorizada. A atividade, que deveria ser um complemento de renda para as famílias moradoras da unidade de conservação (UC), passou a ser a principal para muitas delas.

Boi em alta eleva pressão do desmatamento na Reserva Chico Mendes

Cerrado baiano perdeu quase 2 bilhões de litros de água por dia para o agronegócio na pandemia

Entre abril e novembro, o governo da Bahia liberou 1,9 bilhões de litros para captação diária por projetos agrícolas no oeste do estado. A região é marcada pelo avanço de grandes lavouras de soja, cujo uso descontrolado da água ameaça afluentes, veredas e mananciais de rios essenciais como o Corrente e o São Francisco.

 

Cerrado baiano perdeu quase 2 bilhões de litros de água por dia para o agronegócio na pandemia