Brasil

Tierra 1

A cada dia sob a quentura da lona, o desconforto com a injustiça aumentava e isso refletia na organização de novas ocupações e na resistência das famílias.

Brasil - Acampamento Carlos Marighella: 18 anos de resistência e luta pela terra

WhatsApp Image 2017-09-13 at 07.17.44 (2)

Esta carta sintetiza nossas discussões e expressões de RESISTÊNCIA e LUTA no campo agroecológico e serve de alerta à sociedade para as graves ameaças que hoje comprometem a garantia da soberania e segurança alimentar e os demais direitos da humanidade, dos demais seres vivos e os bens-comuns, incluindo a terra, a água e a biodiversidade, e que, portanto, comprometem o bem-viver.

Brasil: Carta Agroecológica do Cerrado

supermercado

Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina encontrou soja e milho em metade dos produtos analisados. Contrariando a lei, nenhum deles indicava presença de componentes geneticamente modificados.

Brasil: Indústria omite presença de transgênicos em carnes e derivados

Monocultivos forestales y agroalimentarios

“Desiertos Verdes: plantaciones de eucaliptus, agrotóxicos y agua” es un documental realizado por el Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo del Extremo Sur de Bahía – CEPEDES. A partir de experiencias vividas en el campo por comunidades indígenas, quilombolas y campesinas en el extremo Sur de Bahía y Norte de Espirito Santo, y de activistas de ONG y Centros de Investigación, la película muestra un histórico y una evaluación sobre la presencia masiva de plantaciones de eucaliptus y sus impactos.

Video - Desiertos verdes: plantaciones de eucalipto, agrotóxicos y agua

Por CEPEDES
Agroecologia 1

A manhã do 3º dia do maior Congresso Brasileiro de Agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos iniciou com a mesa debate sobre o Campesinato e Soberania Alimentar na América Latina.

Campesinato e soberania alimentar na América Latina é tema de debate no X Congresso de Agroecologia

Por MAP
CtYT9tFWcAIMgpu

Agricultores, estudantes e profissionais do setor exigem rejeição de projetos de lei que favorecem os agrotóxicos e a implantação de comissão que avalie política nacional para reduzir seu uso.

Brasil - Moção de denúncia ao pacote do veneno: Por uma política Nacional de Redução de Agrotóxicos

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Fundos de Pensão Internacionais e o Estado Brasileiro são denunciados internacionalmente por violações de direitos humanos na região do MATOPIBA, considerada a última fronteira agrícola do Brasil.

Brasil - MATOPIBA: caravana internacional denuncia violações de direitos humanos

agrotox1

Com os dados levantados para o artigo “Associação entre malformações congênitas e a utilização de agrotóxicos em monoculturas do Paraná, Brasil”, Lidiane Dutra e Aldo Pacheco Ferreira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp)/Fiocruz, trouxeram evidências de que o uso indiscriminado de agrotóxicos vem causando não só sérios danos à saúde do brasileiro, mas também sinalizando um grave problema de saúde pública.

Artigo evidencia malformações congênitas por uso de agrotóxicos