bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Brasil

5488 Resultado(s)
Autor Mariane Rossi Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 31 octubre 2017 11:14
Brasil: Milho guarani volta a ser cultivado e vira alimento para 'corpo e alma' de crianças indígenas

Tradicionais alimentos pertencentes à culinária indígena e que tinham se perdido no passado voltaram a ser cultivados nas aldeias de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O milho guarani retornou as plantações e agora serve de alimento para as crianças nas escolas.

Autor Sue Branford, Fernanda Moreira y Maurício Torres Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 30 octubre 2017 10:32
Brasil: Duas cosmovisões em choque na Amazônia

A longa luta do povo Munduruku para preservar a floresta e seus locais sagrados depara-se com uma hidrelétrica — e com a lógica de lucro e produtividade de um consórcio transnacional de empreiteiras.

Autor Survival Idioma Español Pais Brasil Publicado 30 octubre 2017 10:15
Apoyo a los Guardianes de la Amazonia, protectores de la selva del Territorio Indígena Arariboia para los guajajaras y los awás

Los Guardianes de la Amazonia son un grupo de indígenas de Brasil increíblemente valientes e inspiradores que están arriesgando sus vidas para salvar la Amazonia de la destrucción.

Autor Adilvane Spezia Idioma Portugués Pais Brasil, Chile Publicado 30 octubre 2017 09:00
Agroecologia como modo de ser e de viver: Famílias camponeses recebem delegação chilena

Com o objetivo de conhecer as experiências em Agroecologia e Sementes Crioulas do Campesinato brasileiro, uma delegação composta por camponeses com terra, sem-terra ou pouca terra, estudantes, professor, técnicos e líderes campesinos do Chile estão no Brasil.

Autor Amyra El Khalili Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 27 octubre 2017 19:32
Mídias socioambientais: por que financiá-las?

"Será uma reviravolta contra aqueles que não souberam tratar deste 'assunto' com o respeito e a responsabilidade que estas mídias merecem, pois democratizar a informação socioambiental é, em especial, fornecer graciosamente tudo aquilo que tem custo, valor, e não vem de bandeja para ninguém. Mídias socioambientais também têm seu preço. Não pague para ver!"

Autor Eco Noticias Idioma Español Pais Brasil Publicado 25 octubre 2017 11:07
Brasil: La minería esta destruyendo más selva amazónica de lo que se pensaba

"Investigadores de la Universidad de Vermont, en Estados Unidos, concluyen que la pérdida de masa forestal provocada por la actividad de las mineras representa en torno al 10 % de la pérdida forestal total en la Amazonía entre 2005 y 2015, por encima de lo estimado previamente".

Autor CIMI Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 23 octubre 2017 11:22
O arrendamento de terras como tática de desterritorialização indígena no Brasil

"O ruralismo ampliou o raio de suas táticas anti-indígenas, em nosso país. Continua determinado a impedir as demarcações e a invadir e explorar as terras indígenas. A tentativa de legalizar o arrendamento destas terras é um forte indicativo de que estão também empenhados em tomar dos povos a posse das mesmas."

Autor Guilherme Cavalli e Tiago Miotto Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 octubre 2017 11:21
Brasil: Deputados ruralistas querem implementar agronegócio em terras indígenas

Em audiência pública agendada para amanhã, quarta-feira (18), em Brasília, o núcleo duro da bancada ruralista debaterá iniciativas “agrícolas” em terra indígena.

Autor Giovana Girardi Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 20 octubre 2017 08:03
Brasil: Mineração foi responsável por 9% do desmatamento da Amazônia entre 2005 e 2015

O debate que se acendeu no País no final de agosto sobre os riscos da mineração para a floresta, por ocasião da tentativa do governo federal de extinguir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), acaba de ganhar uma boa dose argumentos científicos.

Autor Em Pratos Limpos Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 19 octubre 2017 19:01
Brasil: 15ª Feira Regional de Sementes e da Agrobiodiversidade

"Ao realizar a 15ª Feira Regional das Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e a 1ª Festa dos Guardiões das Sementes reafirmamos nosso compromisso e nossa disposição para continuar lutando pelo fortalecimento da agricultura familiar, com base nos princípios da agroecologia".

Autor MST - Brasil Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 19 octubre 2017 15:29
Brasil: Por orçamento para Reforma Agrária, MST ocupa Ministério e amplia jornada para 16 estados

O MST segue mobilizado na Jornada Nacional de Lutas de Outubro. Iniciada nesta segunda-feira (16), com mobilizações em nove estados e no Distrito Federal, a Jornada se amplia e já atinge 16 unidades da federação nesta terça-feira (17). São mais de 15 mil trabalhadores realizando ações em todo país.

Autor CLOC - Vía Campesina Idioma Español - Portugués Pais Brasil, Chile Publicado 19 octubre 2017 14:59
Luchas y actividades en el marco del Día Mundial por una Alimentación Saludable y la Soberanía Alimentaria

El 16 de octubre se celebra el Día Mundial por una Alimentación Saludable y la Soberanía Alimentaria, aquí las actividades que se realizaron ese día en Chile y el Brasil.

Autor Radio Mundo Real Idioma Español Pais Brasil Publicado 19 octubre 2017 12:54
Audio - Con Robson Formica: balance del 8º Encuentro Nacional de Afectados por Represas

“La vía que creemos que es la más eficiente y en la cual debemos poner esfuerzos para cambiar esta sociedad es la vía de la presión popular, la organización de los pueblos y su capacidad de lucha, de movilización y de presión”, explicó a Radio Mundo Real Robson Formica, integrante de la Coordinación Nacional del Movimiento de Afectados por Represas (MAB, por sus siglas en portugués).

Autor Frei Sérgio Antônio Görgen Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 19 octubre 2017 11:53
Comida Justa E Saudável: O Que Você Não Sabe Sobre Soberania Alimentar

“É o direito dos povos a definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação a toda a população, com base na pequena e média produção, respeitando suas próprias culturas e a diversidade dos modos camponeses de produção, de comercialização e de gestão, nos quais, a mulher desempenha um papel fundamental.” Via Campesina Internacional.

Autor Carmem Regina Giongo et. al. Idioma Portugués Pais Brasil Publicado 18 octubre 2017 11:05
Brasil: Refugiados do desenvolvimento: a naturalização do sofrimento das populações atingidas pelas hidrelétricas

Impacto das hidrelétricas produz ‘refugiados do desenvolvimento’ – Para construção dessas obras, populações inteiras têm aberto mão de seus modos de vida, cultura e técnica.

| 1999-2018 Biodiversidad