Brasil

Foto: Greenpeace

La deforestación en la Amazonía brasileña afectó a 11.088 kilómetros cuadrados entre agosto de 2019 y julio de 2020, una superficie equiparable a 1,5 millones de campos de fútbol en un año o tres cada minuto, según señaló este martes Greenpeace.

La Amazonía ha perdido en un año una superficie forestal equiparable a 1,5 millones de campos de fútbol

Agro é Tóxico: os impactos na saúde e no meio ambiente

O terceiro texto da série especial “Agro é Tóxico”, abordamos o impacto da contaminação dos agrotóxicos no meio ambiente e saúde no Brasil, com destaque ao caso do Paraquat no Paraná e contaminação da água.

Agro é Tóxico: os impactos na saúde e no meio ambiente

Foto: Marcelo Soubhia/ISA

Nos três primeiros meses do ano, Norte Energia liberou 34% do volume de água recomendado em parecer do Ibama; Licença de Operação completa cinco anos e populações alertam para colapso da região, no Pará.

Guerra pela água: após cinco anos de operação de Belo Monte, Volta Grande do Xingu sofre com a seca

Foto: José Monteiro/Arquivo Pessoal

Un avión en el cielo y un rastro de hasta 75 millones de abejas muertas en el suelo. Luego de ser golpeados por una llovizna de pesticidas, en la región rural de Monte Pascoal, distrito de Itabela, extremo sur del Estado de Bahía, los insectos murieron envenenados. O Correio tuvo acceso exclusivo a los análisis de laboratorio que revelaron envenenamiento aditivo en abejas muertas. El impacto ambiental aún es inconmensurable y las abejas continúan muriendo en diferentes regiones. Solo este año, 16 millones de ellos desaparecieron en Bahía con sospecha de envenenamiento.

Masacre de abejas: 75 millones envenenadas por pesticidas en Bahía - Boletín #849 de la RALLT

Por RALLT
Cumplicidade na destruição III

Todos os dias, soja, carne, minérios e outras commodities produzidas em larga escala no Brasil desembarcam nos portos dos países da Europa, da América do Sul, da China, dos Estados Unidos e outros mercados globais. Muitas vezes, essas commodities deixam um rastro de abusos de direitos humanos e devastação ambiental que ameaçam o futuro da maior floresta tropical do mundo e seus povos e, com isso, o futuro do nosso clima. 

Cumplicidade na destruição III

Ação no Porto de Cáceres marca o Dia do Rio

A celebração do Dia do Rio Paraguai/Pantanal começou com ato na cidade de Cáceres (MT). Na manhã desta quinta-feira, dezenas de barcos saíram em procissão, com a Nossa Senhora do Pantanal, em direção ao Centro da cidade. Manifestantes abriram uma grande faixa no porto da cidade, afirmando a rejeição da população à implementação da Hidrovia Paraguai-Paraná e de novos portos no Rio Paraguai.

Ação no Porto de Cáceres marca o Dia do Rio

Por FASE
Foto: Amatra1

Pesquisadores da Papel Social percorreram os três estados do Sul do Brasil para investigar as condições de trabalho dos fumicultores. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de fumo e maior exportador. Jornadas extenuantes, doenças e trabalho infantil fazem parte do cenário encontrado durante a produção do documentário Vidas Tragadas.

Vidas Tragadas

- Representação de avião despejando veneno sobre plantação de soja e acampamento localizado entre os latifúndios (Fonte: MST Grande Região Sul)

Neste primeiro texto da série especial “Agro é Tóxico”, falamos sobre um assunto preocupante: o Brasil se destaca como o maior consumidor de agrotóxicos em volume do planeta

Agro é tóxico: somos o país que mais consome agrotóxicos no planeta?!