Revista Biodiversidade, sustento e culturas (portugués)

portada.80

"Vinte anos. Data mítica que a memória volta e volta a invocar. Com este número 80, Biodiversidade, sustento e culturas cumpre tal ciclo: vinte anos de ir tecendo ou plantando, de ir armando ou construindo, de articular, limpar e colher o trabalho continuado e o compartilhamento de vontades e olhares, de palavras prontas ou repensadas, que a partir dos rincões vão formando um mosaico, uma trama comum, tão latino-americana."

Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 80 (versión Portugués)

portada79

No Paraguai há perseguição de camponeses, há imposição de cultivos, há contaminação transgênica extrema legal e extensiva, desmatamento extremo, esgotamento dos solos pelo uso indiscriminado de agroquímicos, privatização e contaminação dos corpos d'água, dos poços e dos mananciais, promoção da propriedade intelectual, desigualdade no tratamento fiscal favorável às grandes corporações, promoção de leis nocivas à população, incentivo aos agrotóxicos em que pesem os efeitos comprovados sobre a saúde ambiental e humana a ponto de produzir câncer, leucemia, problemas respiratórios, malformações embrionárias em humanos e animais, severos problemas estomacais, cegueira e morte. Há especulação e aumento do valor da terra, perda da biodiversidade, e grave perda da soberania alimentar e territorial.

Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 79 (versión Portugués)

biodiversidad78

"As soluções que o dinheiro propõe nos afastam das fontes de nosso ser comum, nunca nos aproximam. O dinheiro nos propõe abandonar a terra, o lugar onde nascemos. Propõe-nos deixar de plantar nossas sementes nativas, ancestrais, que custodiamos e intercambiamos em nossos canais de confiança por tantos, tantos séculos. Propõe-nos que, em vez de cultivar a terra ou produzir nossos alimentos, busquemos algum emprego que nos permita contar com dinheiro para comprar comida, para ter forças e bom sono para voltar a trabalhar para ter dinheiro e assim comprar comida, numa conta infinita que nos prende para sempre porque é preciso comprar comida."

Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 78 (versión Portugués)

Biodiversidad 77,jpg_Page_01

"É longo o braço da monopolização dos alimentos, porque o sistema de corporações e agroindústrias quer se apoderar de toda a cadeia alimentar —como já repetimos tantas vezes — dos territórios ao supermercado. Hoje fazemos um balanço completo de muitos desses assuntos, todos urgentes. As resistências crescem, e a Via Campesina e a Rede por uma América Livre de Transgênicos se consolidam como organizações e espaços, e insistem na criatividade das pessoas."

Revista Biodiversidade, sustento e culturas N° 77 (versión Portugués)

tapa-biodiv70

Neste número de Biodiversidade, sustento e culturas detalhamos os estudos que demonstram que o sistema agroalimentar industrial global segue adiante sem se importar que esteja arrasando a vida do Planeta.

Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 70 em Português

tapabiodiv69port

"Devemos defender o substrato da vida que implica na própria ideia do território, que não é somente a terra, mas, também, os saberes que o tornam possível. Se as sementes são as chaves do futuro, os territórios próprios são a própria fechadura que tais sementes precisam abrir."

Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 69 em Português

biodiv68imageneditorial

Olhar-se no espelho da África e se olhar também no reflexo daqueles que cuidaram do mundo por milênios. E saber que a urgência por uma soberania alimentar, pela produção própria de alimentos, já está impactando as cidades e terminará por nos submeter a uma escravidão não imaginada se não unirmos bairros urbanos e comunidades camponesas, se não abrirmos um espaço nas cidades para nossa própria criatividade e para nosso próprio anseio de não depender daqueles que nos envenenam com comida a preços que ninguém pode pagar.

Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 68 em Português

67 20

É indispensável apoiar a autonomia, os autogovernos, a autodeterminação dos povos, mas não de uma maneira retórica e distante, e sim desde os mesmos processos de trabalho de base, organizados e sistemáticos. Só assim será possível que a agricultura camponesa esfrie a Terra, contribua para o cuidado do planeta e para a promoção da justiça. Essa é a verdadeira luta, e não é uma tarefa fácil.

Revista Biodiversidade, sustento e culturas, N° 67 em Português