Argentina: empresa polui rio

Por ADITAL
Idioma Portugués
País Argentina

A empresa Arauco, localizada no município Porto Piray, teve o fechamento da planta de celulose determinada e está sendo acusada de contaminar o ecossistema, com o não cumprimento dos acordos para a construção de um projeto de tratamento para resíduos químicos

A empresa, que possui graves denúncias de contaminação ambiental também no Chile é acusada de jogar estes resíduos no riacho Bonito, afluente do rio Paraná.

Esta é a segunda vez que a empresa tem suas atividades fechadas. A rimeira
foi em junho do ano passado.

O motivo é o mesmo: o não cumprimento dos acordos assinados para a realização da obra, que evitaria a contaminação de afluentes, pois, para que a fábrica voltasse a funcionar após o primeiro fechamento, a empresa comprometeu-se a cumprir um cronograma de obra e não o fez.

O fechamento não é definitivo. Só será mantido até que a empresa cumpra os prazos determinados para a realização da obra, que deveria ter começado ano passado. Além de se exigir que a empresa entregue o projeto definitivo, cujo prazo expirou no último dia 31 de março.

A população que vive em Missões, próximo ao local da empresa, possui um
número muito alto de pessoas com câncer. O alto índice da doença na região é atribuído à contaminação do ar, que impede, também, às pessoas de ultivarem suas próprias hortas familiares.

Adital, Internet, 10-5-05

Comentarios