Brasil: MST ocupa prédio público e engenho no Nordeste

Idioma Portugués

Com ocupações a um engenho, em Pernambuco, e à sede da Secretaria estadual de Agricultura, em Salvador, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) começou ontem o abril vermelho, em memória do Massacre de Eldorado de Carajás, onde 19 pessoas foram mortas, em 17 de abril de 1996, no Pará

A reportagem é de Letícia Lins e Tássia Correia e publicada pelo jornal O Globo, 14-04-2009.

Em Recife, cerca de cem famílias ocuparam de manhã o Engenho General, em São Lourenço da Mata, a 22 quilômetros de Recife. Em Salvador, cerca de 800 manifestantes ocuparam de manhã as instalações da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

Segundo a coordenadoria regional do MST em Pernambuco, a ocupação do engenho deu início à “Jornada nacional de lutas por reforma agrária”, que irá até o dia 17. Segundo o coordenador do acampamento, Cícero Oliveira, no fim da tarde as famílias no local já somavam mais de 150.

Os sem-terra informaram em nota que o engenho pertence ao complexo da usina Tiúma, do Grupo Votorantim. Mas a empresa informou que a sede da indústria e as terras já foram vendidas pela família Ermírio de Morais. Mais tarde, o Sindicato da Indústria do Álcool e do Açúcar informou que a Tiúma e seus engenhos foram vendidos em 2005 à Usina São José, que fica no município de Igarassu, a 30 quilômetros de Recife.

A usina Tiúma foi desativada há mais de 15 anos e, desde então, seus engenhos vêm sendo disputados por movimentos sociais que realizam ocupações de terra em Pernambuco.

A empresa informou ainda que o engenho tem 350 hectares, e não 400, como afirmou o MST.

— Por enquanto, a gente só está acampado. Mas, a partir de amanhã (hoje), vamos começar a discutir a substituição dos canaviais pelo plantio de nossas lavouras — afirmou o coordenador do acampamento.

Em Salvador, a ocupação da secretaria também não tem prazo para terminar. Entre as reivindicações do MST está a aquisição de terras pelo estado para realização de reforma agrária e para obras de infraestrutura, como rodovias e escolas, nos acampamentos. Integrantes do movimento também bloquearam de manhã a rodovia BR-101, no Km 694, entre Eunápolis e Itagimirim.

O bloqueio acabou por volta de 15h

Instituto Humanista Unisinos, Internet, 14-3-09

Comentarios