Brasil: Paraná vai sediar a Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica, em março

Idioma Portugués
País Brasil

Paraná vai sediar a Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica, em março O Paraná vai sediar a Convenção Internacional sobre Diversidade Biológica, que será realizada em março de 2006

O comunicado foi na última quinta-feira (22) ao secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, por representantes do Ministério das Relações Exteriores, que vieram entregar oficialmente o convite. Devido ao sistema de rodízio entre os países, somente daqui a dez anos o Brasil terá outra chance de sediar uma convenção mundial sobre biodiversidade. Mais de 100 Ministros de Meio Ambiente de diversas partes do mundo são esperados para o evento.

"Realizar um evento deste nível é uma grande oportunidade para Curitiba, o Paraná e o Brasil, que poderão mostrar que, além da Amazônia, existe uma biodiversidade riquíssima em nosso país", afirmou o secretário. Ele disse que um decreto presidencial está para ser assinado nos próximos dias criando câmaras técnicas, entre elas, de comunicação e logística, para o evento. Um portal na internet está sendo montado com informações sobre a convenção, e o governo federal deverá lançar ainda um concurso para eleger a logomarca do encontro.

A Convenção da Diversidade Biológica é resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992 (Eco 92) e também o principal acordo internacional sobre biodiversidade. A convenção é composta pela MOP - reunião dos países membros do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança – e a COP - Conferência das Partes, que é o órgão decisório na CDB. Já foram realizados outras sete reuniões da COP. Os encontros acontecem a cada dois anos em sistemas de rodízio entre os continentes.

Ambiente Brasil, Internet, 25-9-05

Comentarios