Brasil: Via Campesina protesta em Brasília/DF contra liberação do cultivo de transgênicos

Depois de quase uma semana acampados, os integrantes da Via Campesina ? que reúne os movimentos sociais do campo, como o dos sem- terra, a Pastoral da Juventude Rural, e os das Trabalhadoras Rurais e dos Atingidos por Barragens ? fizeram nesta quarta-feira (8) duas manifestações de protesto contra a liberação do cultivo de alimentos transgênicos

A primeira, pela manhã, reuniu cerca de 150 pessoas em frente ao edifício onde funcionam as sedes do Partido dos Trabalhadores e da multinacional Monsanto, no Setor Comercial Norte.

À tarde, em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, cerca de 60 manifestantes acusavam o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, de ser o principal responsável pela possível liberação do cultivo dos transgênicos. O protesto foi pacífico e 48 soldados da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar do Distrito Federal garantem a segurança.

Um dos organizadores do manifesto, Jessé Moreira, da Organização de Estudantes de Agronomia do Brasil, informou que ?além do protesto contra os trangênicos, a Via Campesina veio pedir para que o deputado Fernando Gabeira fique no PT. Queremos que saiam do partido os que forem a favor desses venenos. E o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) é um deles?.

Gabeira

O deputado petista Chico Alencar (RJ) está organizando um manifesto, com abaixo-assinado, em favor da permanência do parlamentar Fernando Gabeira (RJ) na bancada do Partido dos Trabalhadores. "Fique conosco, companheiro", faz o apelo para que Gabeira fique no partido para dar novos rumos à política ambiental do governo.

O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP) afirmou nesta quarta-feira (8) que já assinou o manifesto. Outro que está empenhado na permanência de Gabeira no partido é o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). O senador afirmou nesta quarta que o presidente Lula está disposto a conversar com Gabeira depois do velório do deputado José Carlos Martinez, em Curitiba (PR). "O próprio Genoíno (José Genoíno, presidente do partido) também já me garantiu que o presidente Lula deve interceder", informou.
(Agência Brasil)

Ambiente Brasil, Internet, 8-10-03

Comentarios