Brasil: Via Campesina realiza atos em SC, BA e PI

Por MAB
Idioma Portugués
País Brasil

Cerca de 700 agricultores organizados na Via Campesina chegam hoje (19) a Campos Novos (SC). A jornada de lutas, organizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), iniciada no dia 16, percorreu os municípios de Chapecó, Concórdia e Joaçaba (SC)

Hoje os agricultores realizam ato de solidariedade aos moradores da cidade de Campos Novos que foram atingidos por um forte temporal ontem à noite e celebram a libertação de três membros do MAB, que ainda estavam presos. A libertação aconteceu na última segunda-feira (16).

A Via Campesina reivindica uma reunião com a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), para acelerar o estudo dos casos das famílias atingidas pela obra de Campos Novos que ainda estão pendentes.

Além disso, está sendo agendada reunião com o governador do estado para tratar da pauta de reivindicações, já entregue ao governo.

Bahia

Neste momento, 400 camponeses estão mobilizados em frente o prédio da Receita Federal , na Bahia. Eles realizam ato simbólico contra o ministro da Fazenda, Antônio Palocci e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Piauí

Cerca de mil pessoas participaram de manifestações em nove cidades do Piauí até ontem. Desde o início do dia, 500 camponeses de Curral Novo (PI) aguardam em frente a prefeitura da cidade reunião com o prefeito. Os camponeses prometem permanecer no local até que as reivindicações sejam ouvidas.

Mst, Brasil, 19-5-05

Comentarios