Brasil: biopirataria e diversidade biológica serão debatidas em feira de orgânicos

Idioma Portugues
País Brasil

O secretário-executivo do CGEN - Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, Eduardo Vélez, e o diretor do Probio - Programa Nacional da Conservação da Biodiversidade, Paulo Kageyama, participam nos dias 9 e 10 do 1º Fórum de Agricultura Orgânica e Sustentável, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo

Vélez e Kageyama, ambos do Ministério do Meio Ambiente, farão palestras sobre políticas e ações do governo brasileiro nas áreas de diversidade biológica, biopirataria e uso de plantas nativas para valorizar as riquezas naturais e os conhecimentos tradicionais das populações.

O fórum é um evento paralelo das feiras Natural Tech e Bio Brazil, que começam neste sábado (7). Entre as novidades que serão apresentadas, estão produtos orgânicos como café, leite, cachaça de mandioca, cereais, biscoitos, frutas, cosméticos, roupas, o "viagra natural" Hakop e terapias alternativas, como acupuntura, iridologia e florais de Bach.

Um produto orgânico precisa ser produzido sem agrotóxicos ou adubos químicos. Além disso, os trabalhadores envolvidos não produção necessitam ser remunerados de forma justa e ter participação nos lucros das vendas. O sítio ou fazenda onde são produzidos os orgânicos também não podem oferecer riscos ao meio ambiente.

O Ministério do Meio Ambiente também participa da Natural Tech com um estande onde estarão expostas ações nas áreas de agroextrativismo e do uso sustentável da diversidade biológica. O Ministério está apoiando a participação na feira de produtores de estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso e Minas Gerais. Mais informações sobre os eventos em www.francal.com.br. (MMA)

Ambiente Brasil, Brasil, 6-5-05

Comentarios