Brasil: cerca de mil atingidos por barragens marcham por direitos no Ceará

Idioma Portugués
País Brasil

Cerca de mil militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) protestaram pelas ruas da cidade de Jaguaribara, no Ceará, na manhã de hoje (6). O ato integra a Jornada de Lutas realizada em 14 estados do país.

A caminhada seguiu até a barragem do Castanhão, principal empreendimento envolvido no mecanismo de transposição do Rio São Francisco. Entre as reivindicações do MAB está a soberania energética. Para José Josivaldo, da coordenação nacional do movimento, o projeto tem servido "às transnacionais e não à população".

 

Ele explica que o objetivo da marcha no Ceará foi chamar a atenção da sociedade para a questão da seca que assola a região, apontando que a situação ocorre em uma área onde estão situados os maiores reservatórios do Ceará, no baixo e médio Jaguaribe.

 

Nesse sentido, o movimento critica o discurso de que as barragens trazem desenvolvimento, ressaltando que o Estado brasileiro tem uma “dívida histórica com a população que teve que se deslocar para construção desses empreendimentos”.

 

Com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, Josivaldo critica a diferença entre “o discurso e a prática” do governo. O militante denuncia que acordos firmados ainda em março com a presidenta Dilma Rousseff não obtiveram avanços.

 

Ele informa que o MAB participará da Cúpula dos Povos, já que a “ Rio+20 atenderá apenas aos interesses do grande capital”. De acordo com Josivaldo, a lógica do espaço oficial será a de saber “como as economias, diante de uma crise do capitalismo, continuarão ganhando muito dinheiro a custo da natureza”.

 

A mobilização no Ceará faz parte da Jornada de Lutas que o MAB realiza em 14 estados brasileiros. As manifestações, seminários e audiências públicas cobraram medidas emergenciais e estruturantes em defesa dos direitos humanos dos atingidos e dos bens naturais.

 

Púlsar Brasil, Internet, 6-6-12

Comentarios