Brasil: lavouras ilegais de algodão transgênico serão destruídas

Idioma Portugués
País Brasil

Plantações com sementes OGM podem chegar a 200 mil hectares

Por orientação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), 16 mil hectares de lavouras de algodão transgênico pirateado, já interditados pelo Ministério da Agricultura, serão destruídos. O plantio de algodão geneticamente modificado não é autorizado no Brasil.

O extermínio será químico e mecânico nas lavouras das 20 propriedades que estavam utilizando sementes modificadas geneticamente e contrabandeadas, principalmente do Paraguai e Argentina. As plantações são nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

O setor de fiscalização do ministério informa que a área com plantio de sementes de algodão contrabandeadas pode chegar a 200 mil hectares. As investigações sobre o algodão transgênico estão sendo feitas desde maio. Um dos primeiros lotes encontrados foi de 450 hectares na Fazenda Milagre, em Centralina (MG). A plantação estava escondida entre grandes lotes de cana-de-açúcar.

A única semente de algodão transgênico aprovada pela CTNBio até agora é a variedade bollgard, da multinacional Monsanto, e produzida pela empresa brasileira MDM.

Zero Hora, 22-6-06

Comentarios