Brasil: milho transgênico pode afetar exportações de aves e suínos, diz presidente da Asgav

Idioma Portugués
País Brasil

As restrições da União Européia às carnes produzidas a partir de animais alimentados com milho transgênico vão afetar as exportações de frangos e suínos para aquele mercado. O alerta é do presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Eduardo Santos

Para o agrônomo Valdir Izidoro Silveira, presidente da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), “as restrições européias às importações de frangos e suínos alimentados com produtos transgênicos poderá também atingir, em breve, as vendas de carne bovina para os países europeus. Será um grande golpe para estes setores, com prejuízos enormes para a economia paranaense”, afirmou.

Valdir Izidoro acrescenta que é por isso, entre outros e graves riscos dos transgênicos, que o governador Roberto Requião vem alertando aos produtores das desvantagens em produzir alimentos geneticamente modificados. “Quem produz grãos convencionais tem mercados garantidos, porque cresce a rejeição aos transgênicos em todo o mundo", lembrou.

Para o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, “os produtores interessados em manter o mercado europeu, após a introdução do plantio comercial das variedades da Monsanto e da Bayer no Brasil, terão de garantir aos importadores processos que permitam rastrear o grão, por meio de testes e auditorias, comprovando que o produto não é geneticamente modificado”.

"Como aconteceu com a soja transgênica, a tendência é de que haja uma segmentação de mercado, com bonificação no pagamento aos produtores que optarem por continuar fornecendo o grão convencional", conclui.

Safra News, Internet, 17-4-08

Comentarios