Brasil: ministro da Agricultura demite toda a diretoria da Embrapa

Idioma Portugués
País Brasil

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, demitiu hoje toda a diretoria da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), estatal que desenvolve projetos nas áreas de biotecnologia e tecnologia agropecuária

Em nota, o ministério informou que a troca no comando da Embrapa não representa "qualquer mudança estratégica" na gestão dos projetos desenvolvidos pela instituição ou em sua linha de atuação.

"O que se pretende é reforçar e retomar o papel histórico da Embrapa na área de planejamento e ações para a inclusão social do agronegócio".

Nos bastidores, comenta-se que a troca visa abrir espaço para os projetos de biotecnologia, como o desenvolvimento de transgênicos. A diretoria anterior era mais ligada a grupos ambientalistas e de desenvolvimento da agricultura familiar.

Segundo a assessoria do ministro, a mudança faz parte do processo de reestruturação do ministério e que os atuais diretores já "cumpriram a sua missão" na estatal.

No lugar do então presidente da estata, Clayton Campanhola, ligado à área de Meio Ambiente, assumirá como presidente da Embrapa Silvio Crestana, da unidade de Instrumentação Agropecuária da estatal, localizada em São Carlos (interior de São Paulo).

Crestana tem o apoio do prefeito reeleito de São Carlos, Newton Lima Neto (PT).

O novo presidente da Embrapa é físico de formação, com doutorado em Ciências pela USP. Ele está na estatal desde 1984. Crestana é fundador do centro de pesquisas da Embrapa em que atuava até a nomeação.

O novo presidente da Embrapa definirá nos próximos dias os nomes dos demais diretores da estatal.

Campanhola, o presidente demitido da Embrapa, foi convidado pelo ministro para dirigir o pólo de Biocombustíveis de Piracicaba.

Folha Online, Brasil, 20-1-05

Comentarios