Brasil: mulheres marcham em Bagé contra eucalipto

Idioma Portugués
País Brasil

As 700 mulheres da Via Campesina marcham na manhã de hoje (11/03) no centro de Bagé (RS) contra a monocultura de eucalipto na região

A marcha saiu da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido e segue até o Trevo Santa Tecla, passando pelo centro do município. Durante o percurso, as manifestantes realizam panfletagem, encerrando a marcha com um ato público.

A atividade finaliza a jornada de luta das mulheres na região, que iniciou na segunda-feira (09) com a ocupação da Fazenda Ana Paula, de propriedade da Votorantim Celulose e Papel, em Candiota (RS). A marcha também tem por objetivo informar à população os prejuízos ambientais, econômicos e sociais trazidos pela monocultura de eucalipto aos moradores da região e

ao Bioma Pampa. Assentados já reclamam dos efeitos gerados pelas monoculturas, como o ressecamento de mananciais e a invasão das lavouras por animais como caturritas.

As mulheres também debatem alternativas econômicas à Metade Sul, como a reforma agrária e a agricultura camponesa,que geram mais empregos do que as lavouras da Votorantim, produzem alimentos e não degradam o meio.

CLOC, Internet, 11-3-09

Comentarios