EE.UU: grama transgênica escapa do laboratório nos EUA

Idioma Portugués

Um tipo de grama geneticamente modificado, ainda não aprovado para uso, foi encontrado em terreno selvagem, informa o jornal The New York Times, afirmando ainda que este pode representar o primeiro caso, nos EUA, em que uma planta criada por biotecnologia aparece fora da fazenda

Ecologistas da Agência de Proteção Ambiental (EPA) do governo americano, citados pelo Times, dizem ter descoberto a grama crescendo em áreas do estado do Oregon, perto de onde ocorreram os testes com a planta, anos atrás. Os cientistas afirmam que a grama não representa perigo ecológico, mas o caso dará impulso aos críticos que afirmam que o plantio de transgênicos não pode ser controlado.

A grama, desenvolvida pelas empresas Scotts Miracle-Gro Company e Monsanto, foi criada para uso em campos de golfe, e é resistente ao herbicida glifosato.

Em outro caso, noticiado pelo website ScienceNOW, a Justiça dos EUA considerou irregulares os testes com plantas transgênicas biofarmacêuticas, realizados no Havaí. Essas plantas foram geneticamente modificadas para produzir vacinas e compostos contra o câncer. O plantio ocorreu anos atrás em quatro ilhas do arquipélago havaiano.

Grupos ambientalistas processaram os órgãos do governo americano que autorizaram os testes, afirmando que o risco potencial das plantas transgênicas para espécies ameaçadas de extinção não foi levado em conta antes da emissão das autorizações. Um juiz distrital concordou, acusando o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal de "completo desprezo por uma simples exigência investigativa".

Movimento de Mulheres Camponesas, Internet, 21-8-06

Comentarios