Erva daninha desafia as regras da genética

Idioma Portugués

Uma pequena erva daninha desafia as leis da genética ao receber traços de seus "avós", não explícitos nos "pais", mostra uma pesquisa publicada na revista britânica Nature hoje

Nature

De acordo com as regras descritas por Gregor Mendel no século 19, com base em suas experiências com ervilhas, as características genéticas são passadas de uma geração para a seguinte. Porém, cientistas da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, descobriram que as regras não se aplicam à Arabidopsis thaliana, que passou por cima de anomalias genéticas dos pais e as reverteu em traços normais observados duas gerações antes.

"Isso significa que a herança genética pode ser passada com mais felxibilidade", explica o geneticista Robert Pruitt, co-autor do estudo. "Ainda que as regras de Mendel sejam fundamentalmente corretas, elas não são completas."

A anomalia foi notada quando flores normais nasceram de plantas deformadas: os pais possuíam um gene que impedia a abertura de suas flores. Só que as flores dos avós e 10% dos netos eram normais. Segundo Pruitt, ao plantar as sementes da Arabidopsis mutante, com duas cópias do gene alterado, 90% será igual ao pai, mas 10% parecerá aos avós normais. "Nosso treinamento diz que não é possível."

O Estado de São Paulo, Brasil, 24-3-05

***** Mais uma lição de moral para certos geneticistas, que nos juram de pés juntos que já sabem tudo que têm que saber para prever o que vai acontecer com suas engenhocas transgênicas, e de quebra garantir a segurança das mesmas.

David Hathaway

Comentarios