Greenpeace faz na Europa novos protestos contra soja na Amazônia

Idioma Portugués

Após participar da Marcha pela Floresta em Pé, que reuniu noe domingo (21) cerca de 800 pessoas em Santarém (PA), a organização não-governamental (ONG) ambientalista Greenpeace fez nesta segunda-feira (22) na Europa novos protestos contra a presença da soja na Amazônia

Em Surrey, na Inglaterra, os ativistas bloquearam com quatro toneladas de soja a principal entrada da unidade industrial da multinacional Cargill; em Orleans, na França, eles fizeram perfomances (apresentações teatrais) na empresa Saint Valley, que trabalha com exportação de carne de frango.

"Estamos hoje promovendo ataques globais. A Cargill ligou de Washington (nos Estados Unidos, país sede da empresa): eles estão recebendo uma pressão pesada dos clientes e querem conversar", revelou à Radiobrás o coordenador da campanha Amazônia, do Greenpeace, Paulo Adário.

Na semana passada, a Cargill enviou à prefeita de Santarém, Maria do Carmo (PT), uma carta pública na qual se comprometia a comprar soja apenas dos produtores que cumprissem o Código Florestal (que determina que apenas 20% da área total da propriedade pode ser desmatada na Amazônia). "Esse comunicado não tem valor legal, é pura questão de marketing", acusou Adário.

O Greenpeace - assim como entidades, redes e movimentos sociais locais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a FDA - Frente de Defesa da Amazônia e o GTA - Grupo de Trabalho Amazônico - exige a desativação do terminal graneleiro da Cargill em Santarém. Ele foi construído em 2003, sem estudo de impacto ambiental, graças a uma liminar concedida pela Justiça. O Ministério Público Federal entrou então com uma Ação Civil Pública e, em fevereiro deste ano, a Cargill foi condenada a realizar os estudos.

Na última sexta-feira (19), o terminal foi bloqueado durante quatro horas pelo navio Arctic Sunrise, do Greenpeace. Dezesseis ativistas - entre brasileiros e estrangeiros - foram detidos pela Polícia Federal, mas estão soltos. "Eles responderão pelo crime de desobediência, cuja pena máxima prevista é de dois anos de detenção", explicou a delegada Luciana Mota.

Adário informou ainda que o navio parte hoje para Manaus (AM), onde deve chegar na quarta-feira. No fim de semana, ele estará aberto à visitação.

No escritório da Cargill em Santarém, o atendente informou que a empresa não está se pronunciando sobre o assunto. A Radiobrás entrou também em contato com a assessoria de imprensa da multinacional, em São Paulo - mas ainda não obteve resposta.

Ambiente Brasil, Internet, 22-5-06