Mais um golpe ao meio ambiente brasileiro

Idioma Portugués
País Brasil

A deissão de um homem conhecido internacionalmente por sua defesa à comunidade indígena e sua preservação surpreendeu toda a comunidade cientifica e meio ambiente no Brasil e fora dele

O meio ambiente brasileiro sofreu mais um golpe com a demissão de Sidney Possuelo, chefe de Proteção dos Grupos Indígenas da Funai, comentou o “Cristian Science Monitor”, um dos mais fluentes jornais americanos, em sua edição de hoje.

Ao que me parece o governo Lula ficou como um gato comendo seus filhos, um após o outro, sem pensar.

Após a demissão do Clayton Campanhola da presidência da Embrapa por causa de sua ardente defesa ao meio ambiente e contra a introdução dos tóxicos transgênicos soja HR, algodão e Milho Bt , chegou à vez de Possuelo, que dedicou toda a sua vida à proteção dos grupos indígenas do Brasil.

A comunidade cientifica do meio ambiente se sente bastante traída pelos setores da Agricultura e da Cultura do Governo Lula.

A proteção ao meio ambiente e a atitude contra os tóxicos soja, algodão e milho foram os slogans mais repetidos durante a campanha eleitoral do presidente. Mas fez-se exatamente o contrário. Quem agora acredita nele?

Acredito que quem tomou a decisão torceu para que ela passasse despercebida pela imprensa e pela consciência dos brasileiros, com Possuelo demitido e esquecido, e a terra dos índios, invadida.

Quem tomou a decisão torceu para que ninguém levantasse a voz ou apontasse o golpe. O “Cristian Science Monitor” frustrou essa expectativa

"Demitido herói dos índios brasileiros", anunciou o jornal em manchete. E adiciona que o legendário defensor do povo nativo foi sempre critico das elites donas de terra.

O jornal chamou Possuelo de brasileiro legendário, responsável pela proteção de tribos indígenas, e atribuiu sua demissão à critica feita a alguns diretores da Funai, que acham os índios têm terra demais!

Possuelo respondeu aos comentários desses diretores, comparando-os aos donos da terra que destruíram parte razoável da floresta no Brasil.

“Se nossas autoridades dizem que os índios têm muita terra para viver, isto significa que destruir floresta é aceitável, pois ela tem muito mais. Isto significa ainda como se o Ministério do Meio Ambiente admitisse e defendesse o desmatamento da floresta".

Foi o que disse Possuelo e, na semana seguinte, sua cabeça rolou!

A demissão de um homem conhecido internacionalmente por sua defesa à comunidade indígena e sua preservação surpreendeu toda a comunidade cientifica e meio ambiente no Brasil e fora dele.

Ele sempre foi lembrado pela sua voz e suas ações dignas em defesa e pela a proteção dos 350 mil índios que vivem no Brasil.

Nagib Nassar é professor titular de Genética da UnB. Artigo escrito para o “JC e-mail”

Jornalda Ciencia, Brasil, 27-1-06

Comentarios