Milho transgénico ilegal plantado por engano nos EUA

Idioma Portugués

A empresa diz que foi um erro, revela a revista científica Nature

Uma das maiores companhias mundiais de biotecnologia, a Syngenta, produziu e vendeu a agricultores americanos, durante quatro anos, centenas de toneladas de uma variedade de milho transgénico com um insecticida denominado Bt10 que não tinha sido aprovado para o consumo humano. A empresa diz que foi um erro, revela a revista científica Nature.

Segundo a Syngenta, com sede da Suíça, houve uma confusão com uma variedade aprovada, a Bt11 - que aliás, foi o primeiro organismo geneticamente modificado aprovado pela União Europeia desde o levantamento da moratória aos transgénicos.

A empresa argumenta que, assim que descobriu o erro, detectado por um produtor de sementes, avisou as autoridades americanas, no final de 2004. Só que tinham passado quatro anos e 150 quilómetros quadrados estavam plantados com este milho.

Desde que o "acidente" foi descoberto, as autoridades americanas começaram a avaliar esta variedade de milho, concluindo que não oferece perigo nem para o ambiente nem para a saúde.

Só que esta conclusão não cala os críticos. Segundo a Nature, estão a levantar-se vozes a questionar a forma como as empresas de biotecnologia controlam as suas actividades. Entretanto, a associação Amigos da Terra, através da sua secção europeia, pediu à Comissão Europeia que averigue se houve importação deste milho para o espaço comunitário.

Jornal Público, Brasil, 24-3-05

Comentarios