Paraguay: organizações camponesas debatem soberania alimentar

Idioma Portugués
País Paraguay

Soberania alimentar, criminalização das lutas do campo, transgênicos, uso indiscriminadode agrotóxicos. Esses são apenas alguns temas que serão debatidos no Fórum pela Soberania Alimentar

Oevento, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, em Assunção,no Paraguai, reunirá cerca de 150 integrantes da Coordenadora Latino-Americanade Organizações do Campo e Via Campesina (Cloc/Via Campesina) e de organizaçõescamponesas e estudantes paraguaios.

 

Organizadopor Cloc/Via Campesina e Base Investigações Sociais (Base IS), o Fórum tem oobjetivo de debater sobre a soberania alimentar e os riscos do modeloagroexportador. Para isso, durante os três dias de encontro, os participantesterão a oportunidade de discutir temas como: riscos e ameaças às gestões debens e recursos naturais, ameaças às populações rurais, normas ambientais,mineração a céu aberto, e militarização e criminalização da luta social.

 

Opaís escolhido para sediar o evento não está livre das ameaças do agronegócio.Segundo informações da Secretaria Operacional de Cloc/Via Campesina doParaguai, assim como em outras nações, o país enfrenta o avanço dos monocultivosde soja, a introdução dos transgênicos e o uso de agrotóxicos.

 

“Comoconsequência deste modelo, há uma maior concentração de terra (2,6% dapopulação possui 85,5% do território nacional), perda da qualidade do solo e daágua, redução da biodiversidade; deterioração da qualidade de vida, aumento dedoenças vinculadas ao uso indiscriminado dos agrotóxicos, entre outros efeitospalpáveis na realidade cotidiana do campo, tanto nas comunidades indígenas comonos assentamentos campesinos”, destaca.

 

Alémde debates e discussões, as organizações aproveitarão o encontro para lançar a Campanha pela Soberania Alimentar. Aideia da iniciativa será reunir comunidades do campo e da cidade para lutarpela soberania alimentar e denunciar o modelo do agronegócio e suasconsequências para as populações indígenas e camponesas. Ao mesmo tempo, acampanha chamará a atenção para a agroecologia e para a agricultura familiar ecamponesa como alternativas ao modelo do agronegócio.

 

Documentário

 

Adiscussão sobre soberania alimentar e agriculta camponesa também foi tema de umdocumentário produzido pela Via Campesina. Divulgado neste mês pela organizaçãocamponesa, a obra A Via Campesina emmovimento… Soberania Alimentar Já! destaca o aumento da fome no mundo e aimportância da agricultura camponesa para solucionar o problema.

 

Comdepoimentos de entidades campesinas de vários países, como Brasil, Paraguai,México, Chile, Equador, Honduras, Bélgica e Espanha, o vídeo mostra asmobilizações realizadas pela Via Campesina no mundo, ressaltando a luta pelaterra, pela soberania alimentar e pela diversidade de sementes. Da mesma forma,denuncia o modelo do agronegócio e a contaminação de trabalhadores ecomunidades que vivem próximas a plantações que fazem uso de agrotóxicos.

 

Ovídeo está disponível em: aqui

 

Para mais informações sobre Fórum pela Soberania Alimentar, escreva para: moc.liamg@yaugarap.cv.colc

Correio do Brasil, Brasil, 18-8-11

Comentarios