Audio - Brasil Rural: pesquisador fala da importância das sementes crioulas

Idioma Portugués
País Brasil

As sementes crioulas são cultivadas pelo produtor, geralmente agricultores e produtores da agricultura familiar. Elas são multiplicadas pelos produtores em suas propriedades, sem aquisição comercial e não têm uma origem definida do ponto de vista científico. Muitas vezes essas sementes estão entre povos tradicionais, indígenas e quilombolas, em nichos de agricultura familiar.

 

 

Sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com o professor do curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, Marcelo Fagioli.

Ouça a entrevista clicando AQUI.

“É uma semente sem um trabalho genético de melhoramento mais aprofundado. São sementes que vem de gerações em gerações sendo plantadas justamente para atender determinadas situações. É um milho especifico, que vai alimentar os animais daquela propriedade ou daquela comunidade inteira, por exemplo”, explica o professor.

De acordo com Marcelo Fagioli, por serem pouco modificadas, quase selvagens, as sementes crioulas têm genes que podem colaborar com a sua própria duração e resistência. No entanto, explica ainda que os genes interessantes, como os de resistência à praga, à doenças e à seca, também podem ser transferidos e utilizados nas cultivares modernas e comerciais.

A entrevista na íntegra com o professor Marcelo Fagioli você ouve no player acima.
O Brasil Rural é transmitido de segunda a sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.

Por Rádio EBC. Foto: Escola Mata Atlantica Educação Popular em Agroecologia e Cultura Livre

Fuente: MPA

Temas: Semillas

Comentarios