Audio: Movimentos querem veto de Dilma a Código Florestal dos ruralistas

Idioma Portugués
País Brasil

A bancada ruralista conseguiu aprovar na Câmara Federal uma proposta de Código Florestal que representa um atraso para o país. Esta é a avaliação do engenheiro Florestal Luiz Zarref, que integra a Via Campesina.

Por 274 votos a favor e 184 contra, com duas abstenções, os deputados ligados ao agronegócio aprovaram o texto nesta quarta-feira (25). Ambientalistas e movimentos sociais pedem à presidenta Dilma Rousseff o veto integral à proposta.

 

Zarref lembra que a “ presidenta assinou um compromisso, ainda em campanha, que não aceitaria uma legislação que anistiasse desmatadores”. Mais que este perdão aos que cometeram crimes ambientais até 2008, outro problema seria a falta de fiscalização sobre as devastações.

 

O texto aprovado agora extingue a obrigação de divulgar na internet o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Outro destaque dos deputados alterou um artigo que tratava do controle de origem de madeira, carvão e de outros produtos de origem vegetal.

 

A recomposição da vegetação à margem de rios com até dez metros de largura foi um dos poucos pontos aprovados desfavoráveis aos ruralistas. No entanto, se no atual Código Florestal existe a obrigação de recuperar 30, agora são indicados apenas 15 metros. Para os rios com maior largura, a necessidade de reflorestar as margens não fica explicitada.

 

O integrante da Via Campesina admite a derrota do governo, já que presidenta Dilma defendia o texto da maneira como chegou do Senado, construído por meio de negociações entre o Executivo e os ruralistas. Porém, Zarref avalia que acordo era rebaixado e que a grande derrota é da sociedade.

 

O estudioso afirma que o Código Florestal vigente, apesar de ter quase 40 anos, representa “regras do futuro”. Ao contrário, a atual proposta, que ainda pode ser vetada pela presidenta, d eixa ainda mais vulneráveis as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e as Reservas Legais. (pulsar)

Audios disponíveis:

Luiz Zarref fala que Dilma precisa cumprir o compromisso de não anistiar desmatadores.
37 seg. (305 KB) arquivo mp3

O engenheiro florestal explica que o texto aprovado na Câmara chega a ser pior que o do Senado.
48 seg. (405 KB) arquivo mp3

Ele pontua alguns dos prejuízos causados por causa do desmatamento das beiras dos rios.
57 seg. (901 KB) arquivo mp3

O militante da Via campensina compara o antigo e o novo Código Florestal.
1 e 5 seg. (901 KB) arquivo mp3

Por fim, Zarref critica o governo do PT e aponta para diversas investidas do agronegócio.
1 e 5 seg. (901 KB) arquivo mp3

Fonte: Agencia PÚLSAR Brasil

Temas: Agronegocio

Comentarios