Video - Brasil: Entrevista com Eliane Oliveira, MST militante

Idioma Portugués
País Brasil

Eliane Oliveira, MST Militante retoma terra de plantações no Brasil - Com ele nós estávamos falando sobre o indígenas Mapuche e a outras comunidades rurais do Chile a campanha contra as plantações de eucalipto e árvores transgênicas em seu país. Nessa oportunidade a delegação brasileira também pôde observar e analisar as semelhanças entre a lutas do Brasil e do Chile contra a monocultura do eucalipto.

Nós apresentamos o pré-estreia do curta-metragem feito recentemente sobre a luta do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) contra o avanço das plantações de eucalipto no Brasil.

A pré-estreia e o vídeo completo estão em Português, com tradução simultânea em espanhol e legendas em inglês.

O vídeo se trata de uma entrevista com a militante do MST, Eliane Oliveira, realizada em março deste ano durante a visita da delegação da campanha Pare as Árvores Transgênicas no Chile.

Estivemos em terras chilenas para ver de perto os impactos sociais e ambientais das plantações da indústria madeireira na população, na água, nos ecossistemas e também a situação dos incêndios florestais. Além disso, tivemos a oportunidade de discutir e compreender os potenciais pioramentos que as plantações de árvores Transgênicas podem gerar a esses impactos já considerados extremos.

Convidamos a Eliane Oliveira, uma pesquisadora e um jornalista do Brasil para conversar e apresentar à indígenas Mapuche e a outras comunidades rurais do Chile a campanha contra as plantações de eucalipto e árvores transgênicas em seu país. Nessa oportunidade a delegação brasileira também pôde observar e analisar as semelhanças entre a lutas do Brasil e do Chile contra a monocultura do eucalipto.

O vídeo que apresentamos é produto da experiência dessa delegação. Nele Eliane conta sobre a luta do MST e como este vem conseguindo retomar terras das empresas florestais e repassa-las aos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil.


Eliane Oliveira, além de mulher militante do MST, ensina agroecologia em um dos acampamentos do movimento.

Veja a entrevista completa:

Fonte: Global Justice Ecology Project

Temas: Tierra, territorio y bienes comunes

Comentarios