bienvenidas y bienvenidos a

Biodiversidad en América Latina y El Caribe

Link de este artículo: http://www.biodiversidadla.org/Principal/Recursos_graficos_y_multimedia/Video/Video_-_Lancamento_ProSavana_Terra_Usurpada_vida_Roubada
Autor ADECRU Idioma Portugués Pais África Publicado 30 octubre 2015 15:00

Vídeo - Lançamento "ProSavana: Terra Usurpada vida Roubada"

| Más

"Terra usurpada , vida roubada" mostra os impactos negativos na agricultura familiar acordo assinado ProSavana.

Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU), e seus parceiros lançam a versão portuguesa online do documentário “ProSavana: Terra Usurpada, Vida Roubada”.

Segundo o Coordenador Executivo da ADECRU, Clemente Ntauazi, o documentário mostra como o Prosavana põe em causa as principais conquistas colectivas da independência nacional sobre o controlo da terra e da produção. “Buscamos trazer neste documentário as histórias de resistência contra o Prosavana e as denúncias das comunidades atingidas pelos perversos impactos deste programa sobre os sistemas produtivos camponeses; a manipulação, intimidação e perseguição das comunidades e suas lideranças; e violação da legislação de terra e de participação pública”.

O Programa Prosavana é uma iniciativa tripartida entre os governos de Moçambique, Brasil e Japão que já acumula impactos severos na vida de milhares de camponeses ao longo do Corredor de Nacala. Trata-se de um programa que pretende ocupar cerca de 14.5 milhões de hectares de terra em 19 distritos das províncias de Niassa, Nampula e Zambézia para o desenvolvimento do agronegócio em detrimento da agricultura familiar camponesa, num país em que 81% da população economicamente activa depende da agricultura para a sua vivência.

Desde 2012, comunidades e famílias camponesas do Corredor de Nacala, movimentos sociais e organizações da sociedade civil nacional e internacionais, articulados na Campanha Não ao Prosavana, resistem e lutam contra o modelo de desenvolvimento agrário proposto pelo Prosavana e defendem a agricultura familiar camponesa.

Fonte: ADECRU

Temas: Agronegocio

¡Comente este artículo!

| 1999-2017 Biodiversidad