Brasil: Contaminação de variedades crioulas e comerciais de milho na Paraíba por transgenes

Idioma Portugués
País Brasil

O milho, considerado uma das espécies domesticadas com maior variabilidade genética, possui grande importância sociocultural e econômica para a humanidade, apresentando ampla diversidade de usos. Variedades crioulas passaram por um longo processo de seleção, coabitando com o ser humano e expressando características de adaptação a agroecossistemas locais quanto às condições de clima, solo e biodiversidade.

Atualmente, lavouras de milho crioulo e milho geneticamente modificado (GM) podem ser cultivados respeitando os limites da legislação, mas, que por ser inadequada, impõe um elevado risco de contaminação de variedades crioulas por transgenes. Neste contexto, buscou-se avaliar por meio de testes com tiras imunocromatográficas e da técnica de PCR, a contaminação com transgenes em lotes de milho crioulo de 31 agricultores do estado da Paraíba.

Autores: Caroline Bedin Zanatta, Daniel Ferreira Holderbaum, Vanessa Samara Petry, Anderson Munarini , Gabriel B. Fernandes , Emanoel Dias , Rubens Onofre Nodari // Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail moc.liamg@attanaznidebenilorac

Descargue el documento (PDF) a continuación:

Temas: Transgénicos

Comentarios