Nanotecnologia - a manipulação do invisível

Idioma Portugués

O Centro Ecológico, com apoio e olaboração de entidades parceiras, está produzindo uma série de seis publicações relacionadas às novas tecnologias. Nanotecnologia – a manipulação do invisível é o primeiro desses materiais. Os outros temas da série são: controle corporativo e o assalto aos bens comuns; biologia sintética; mudança climática e biotecnologia; mudança climática e geoengenharia; e, por fim, genômica e biopirataria.

O objetivo é disponibilizar informações sobre o desenvolvimento técnico e comercial das novas tecnologias e seus impactos na agricultura, na alimentação e na saúde, bem como as consequências sociais, ambientais e econômicas de suas possíveis utilizações.

Acreditamos que, democratizando o acesso a esse tipo de conhecimento, estamos estimulando o debate público sobre as novas tecnologias e sobre as perspectivas de implementação de uso pelas grandes corporações transnacionais, assim como sobre os meios e formas de regulamentação dessas tecnologias no País.

Introdução

Os entusiastas dizem que a nanotecnologia é a coisa mais importante que aconteceu na Terra desde a Revolução Industrial. Que, átomo a átomo, molécula a molécula, ela possibilitará re-fazer o mundo criado pelo ser humano, desencadeando uma onda de inovações em tudo.

Em 2007, em muitos países, especialmente do Norte, 1.300 empresas, de 76 setores, com investimentos de US$ 14 bilhões, realizavam pesquisas nas áreas de eletrônica, engenharia, máquinas, vestuário, defesa, veículos, agricultura, alimentação, nutrição, medicina, odontologia, cosméticos, entre outros, utilizando a nanotecnologia como base para o desenvolvimento de seus produtos.

Fuente: Centro Ecológico

Para acceder a la revista completa (formato PDF) haga clic en el enlace a continuación y descargue el archivo:

Temas: Nuevas tecnologías

Comentarios